Criança de 6 anos é a primeira a receber imunizante contra a Covid em Castilho

“Saúde preparou “cantinho especial para a aplicação das doses infantis, com a entrega de “mimos”

Assessoria de Comunicação

A Saúde de Castilho comemorou, na manhã desta terça-feira (18), a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19, em crianças. O pequeno Pyetro Junior Alves Rodrigues, de seis anos, foi acompanhado dos pais para a sua primeira dose de imunização. Pyetro foi a primeira criança castilhense a ser vacinada contra a Covid-19.

Para receber as crianças, a equipe de enfermeiros organizou um cantinho especial, decorado e com alguns “mimos” para os pequenos. “Colocamos esses adereços, e montamos uns kits de “parabéns”, para as crianças que vierem se vacinar. É uma forma de dizer a eles que a coragem foi recompensada”, destaca a secretária de Saúde, Marcia Zoteli.

O prefeito Paulo Boaventura acompanhou a vacinação de Pyetro. “É sempre bom ver que o avanço da ciência, proporciona um momento como este. A vacinação já teve sua eficácia posta a prova, e agora, estamos vendo o quanto valeu a pena. Por isso, sempre importante reforçarmos a importância da vacinação que continua sendo feita aqui no CIS”, enfatiza o prefeito.

Para levar maior tranquilidade aos pais e responsáveis na hora da aplicação, a auxiliar de enfermagem, Cristiane Silva Lula, auxiliar na sala de vacinas, foi designada para aplicar as doses infantis. Os pais que forem até o CIS, levar seus filhos para a vacinação, vão perceber algumas diferenças entre as vacinas aplicadas em adultos e as infantis.

A cor dos frascos muda de roxo (adultos) para laranja (crianças). O mesmo acontece com as carteirinhas de vacinação que para os adultos é verde, e para as crianças segue a cor dos frascos (laranja). Além disso, cada frasco tem doses, aplicadas. A validade das doses também é diferente, sendo de nove meses para os adultos e de seis meses para as crianças.

A VACINAÇÃO CONTINUA

Mesmo com a chegada das doses infantis, a vacinação para as demais faixas etárias continua sendo realizada no CIS, das 08h às 12h30. Para se vacinar, leve seus documentos pessoais, carteira de vacinação. Se já tomou as duas primeiras doses, verifique o prazo de quatro meses, e vá até o CIS para a dose de reforço.