CRAS de Pereira Barreto realiza palestra sobre os marcos da primeira infância

Assessoria de Comunicação

As famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Pereira Barreto participaram na última quarta-feira (23) de uma palestra com o tema “Os marcos do desenvolvimento infantil na primeira infância”. O encontro, que foi comandado pela palestrante Aline Viana da Silva, neuropsicopedagoga, teve como objetivo a conscientização e orientações sobre a importância do brincar, do afeto e estímulos, sinais de dificuldades e dedicação de tempo dos responsáveis nesta fase de grande importância da criança.

A palestra marcou também mês de agosto que é direcionado para a primeira infância, conforme instituiu a Presidência da República, através da Lei nº 14.617 que visa promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e a suas famílias.

A Lei prevê que durante o mês ejam realizadas ações integradas nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal, com o objetivo de promover amplo conhecimento sobre o significado da primeira infância à família, sociedade, órgãos do poder público, meios de comunicação social, setores empresarial e acadêmico, entre outros.

A primeira infância é uma fase em que o cérebro se desenvolve rapidamente e está mais sensível aos cuidados e estímulos ambientais. Os primeiros anos de vida são considerados uma janela de oportunidade para as crianças, onde elas adquirem habilidades e desenvolvem aptidões e competências com maior facilidade. Segundo dados de 2021 do DataSUS, o Brasil tem cerca de 20,6 milhões de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.

Também estão contempladas na nova lei o respeito à especificidade do período da primeira infância, considerada a diversidade das infâncias brasileiras; oferta de atendimento integral e multiprofissional à criança na primeira infância e à sua família, especialmente nos primeiros mil dias de vida, consideradas as áreas prioritárias; ênfase nas ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de nutrição, de imunização, do direito de brincar e de prevenção de acidentes e doenças na primeira infância.

“Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge em uma determinada idade. Eles ajudam pais, médicos e professores a perceberem o quando o desenvolvimento da criança não está acompanhado o esperado. Por isso, a grande importância da identificação e intervenção precoce. O início tardio das terapias pode influenciar no prognóstico”, ressaltou Aline.