“eleição ocorrerá em 28 de novembro e elegerá nova mesa diretora para o próximo ano”
José Carlos Bossolan
Em seu primeiro mandato paramentar, o vereador Helton Rodrigo Prando – Coxinha Prando, deverá reassumir a presidência da Câmara de Andradina para o exercício de 2023, ao menos é o que se comenta nos bastidores. A eleição será no dia 28 de novembro às 8h30 e definirá os membros da mesa diretora que é determinada por maioria simples, ou seja, ao menos 8 votos.
Além do próprio voto, Coxinha deverá contar com o apoio dos vereadores Fabrício Mazotti, Hugo Zamboni, Guilherme Pugliese, Hernani da Bahia, Rodarte dos Anjos, João Máximo e do atual presidente, Guto Marão. Reservadamente, a eleição é dada como praticamente certa, pois Coxinha Prando já teria recebido apoio necessário para recondução ao cargo pelos 8 vereadores, dos 15 parlamentares da atual legislatura, mas em se tratando de eleições do legislativo, não é possível afirmar com toda certeza que tudo está definido.
Embora nenhum vereador confirme publicamente, o grupo de vereadores também deverão eleger os demais componentes da mesa diretora para o exercício de 2023, mas as articulações continuam e outros vereadores ainda devem ser procurados. Um dos vereadores ouvidos por nossa reportagem disse que os vereadores já teriam “batido o martelo”, mas não quis detalhar os quadros da formação da mesa diretora, pois ainda estaria em discussão sua composição.
Outros postulantes ao cargo de presidente da Câmara de Andradina é o vereador Sérgio Santaela que confirmou a candidatura a nossa reportagem, assim como professor Luzimar, Elaine Vogel e Sérgio Faustino que demonstraram interesse em alçar a presidência do legislativo.

Desde que assumiu a cadeira de presidente em 2021, Coxinha Prando pregou economicidade das despesas do poder legislativo e findando seu mandato, devolveu R$ 1,7 milhão à Prefeitura de Andradina, que permitiu a execução das obras da Paes Leme Mall Street. O vereador também não cedeu a pressão de um comunicador, que não ficou satisfeito com corte de despesas com a transmissão das sessões da Câmara de Andradina.
Coxinha Prando à época, após várias críticas do comunicador, fez um vídeo se defendendo, o chamando de “tio Patinhas da comunicação”, gerando grande repercussão.