Secom CONAFER
Sob a coordenação do programa Mais Parentes nas Aldeias da CONAFER, o processo de aquisição e recebimento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) de 15 produtores indígenas Pataxó Hãhãhãe, da Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, foi plenamente executado. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Bahia é uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Ministério da Cidadania. O objetivo do programa é garantir o acesso à alimentação de qualidade e regular para populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. As produções indígenas dos Pataxó Hãhãhãe foram adquiridas e entregues às entidades beneficiárias sob coordenação das equipes da Diretoria da Diretoria de Projetos e Ações Integrada para Povos: o Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu – CEIAC, além das escolas anexas, do Taquari, Ourinho e Água Vermelha, beneficiando diretamente os estudantes indígenas destas comunidades
Conforme edital, as compras da produção de banana prata, banana da terra, aipim, coentro, alface, cebolinha, bolo de milho, bolo de puba, bolo de aipim, peixe, ovos, galinha, carne de porco, carne de carneiro, carne de boi, polpas de frutas, corante, carne, leite, pimenta doce, coco, beiju, farinha de mandioca, couve, abóbora, quiabo, jiló e maxixe dos indígenas Pataxó Hãhãhãe, foram adquiridas e entregues às entidades beneficiárias, o Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu – CEIAC, além das escolas anexas, do Taquari, Ourinho e Água Vermelha, beneficiando diretamente os estudantes indígenas destas comunidades.
Este foi o primeiro PAA (Programa de Aquisição indígena) desta modalidade realizado em território baiano. Tudo produzido dentro do território para ser consumido por quem vive no território. O projeto no momento está em fase de finalização. É um PAA histórico com 15 produtores indígenas. A equipe da Diretoria da Diretoria de Projetos e Ações Integrada para Povos atuou também na entrega das produções, levando as produções até às escolas: o Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu – CEIAC, além das escolas anexas, do Taquari, Ourinho e Água Vermelha.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Esta é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos. Por meio do programa, os órgãos compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.
Nas aldeias do extremo sul da Bahia, o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, tem sido uma iniciativa transformadora, garantindo não apenas uma alimentação saudável para as crianças indígenas, mas também promovendo o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais. Por meio de ações como estas, os estudantes indígenas podem receber alimentos frescos e nutritivos para o café da manhã e o almoço. Esta ação tem um impacto direto na qualidade da merenda escolar, melhorando a nutrição das crianças, o que é muito importante para o seu desenvolvimento físico e cognitivo.