CONAFER POTIGUAR: Confederação se expande para mais de 40 municípios, 20 associações e filia novas cooperativas no Rio Grande do Norte

Secom CONAFER

Estado reconhecido pela força agrofamiliar, o Rio Grande do Norte tem sido muito importante para a expansão da CONAFER no Nordeste. Em mais de uma década, a Confederação já realizou muitas ações pelos agrofamiliares nordestinos, levando apoio técnico, suporte administrativo, serviços e programas para o desenvolvimento socioeconômico de toda a região, sempre por meio de suas associações parceiras. Há pouco mais de 1 ano, novas ações foram implementadas no estado potiguar. Neste novo trabalho com os agrofamiliares, uma equipe de assessores da presidência da CONAFER começou filiando a Aldeia de Rio dos Índios, iniciando uma relação muito próspera com os povos indígenas potiguaras. Na seara da agricultura familiar, as ações foram ganhando ainda mais espaço por todo o estado. Depois dos povos originários, vieram outras importantes adesões, culminando com a filiação de grandes cooperativas, todas acreditando e atuando juntas com a CONAFER

“O Rio Grande do Norte é um dos estados mais belos do Brasil”

Gerar um vínculo e passar credibilidade em qualquer parceria, requer uma relação de confiança, para que a recompensa venha para todos. Muitas vezes ela vem à galope, como demonstram os resultados que falam por si só. Após as filiações da Aldeia Rio dos Ìndios, os indígenas ganharam espaço e foram incluídos no primeiro evento de agricultura tradicional, em que puderam mostrar sua arte e cultura, além dos seus produtos, o que acelerou o processo de alianças e fortalecimento de toda a base. Hoje, temos mais de 40 municípios, mais de 20 associações e cooperativas associadas à nossa Confederação no Rio Grande do Norte. Foi criada uma rede de relacionamentos, um grande networking sempre buscando o desenvolvimento socioeconômico dos nossos agrofamiliares associados, e também estreitando relações com os municípios e secretarias de estado de forma institucional, seja por meio de projetos, programas ou acordos de cooperação técnica.

“Os indígenas ganharam espaço e foram incluídos no primeiro evento de agricultura tradicional, em que puderam mostrar sua arte e cultura”

Em nosso segmento, as empresas cooperativas são fundamentais para o crescimento de toda a cadeia produtiva, geração de empregos e renda. Investimos neste ativo e agora temos potencialmente as maiores cooperativas associadas à Confederação no Rio Grande do Norte. Temos a Cooafan, a Cooperuba, e mais recentemente, a Coopcacho. Juntas, elas empregam mais de 700 funcionários diretos, movimentando aproximadamente 4 milhões de reais por mês. 

“O Rio Grande do Norte (RN) destaca-se nacionalmente como um dos maiores produtores e exportadores de frutas tropicais do Brasil”

Outra grande conquista foi a assembleia de fundação da primeira Assafer Indígena Aná Marreca, no município de Baía Formosa, distante 100 km da capital Natal. Com esta Assafer, teremos mais crescimento na produção indígena, melhor comercialização e mais desenvolvimento para todo o município e região.  

Na parte de energias sustentáveis, por meio de emenda parlamentar, foram obtidos e destinados 300 mil reais para a instalação de energia solar nas pequenas propriedades pela Codevasf. Outra participação da Assafer foi no projeto que destinou 250 mil reais para a construção de um abatedouro no município de Brejinho, 55km da capital. 

“Vídeo ilustrativo de como ficará o abatedouro no município de Brejinho, 55km da capital, que teve a participação da Assafer em sua viabilização”

Para a CONAFER, é uma grande satisfação olhar para trás e ver o quanto foi construído, sempre junto com os associados do Rio Grande do Norte, levando fomento, capacitação técnica, emendas para as cooperativas, criando uma grande conexão com os indígenas, melhorando a vida dos assentados, apoiando e incentivando o segmento agrofamiliar do belo estado potiguar. Esta é nossa missão.