CONAFER PLANETA: no Dia Mundial da Educação Ambiental lembramos de conscientizar pela ação; ERA nas Escolas é exemplo

Secom CONAFER

A ONU instituiu em 1975 a data de 26 de janeiro para fomentar a conscientização na proteção do meio ambiente por meio da educação. O conceito de educação ambiental se desenvolve de forma individual e coletiva pelo ensinamento de valores sociais, transferência de conhecimento da natureza, desenvolvimento de habilidades e competências para conservar os ecossistemas, melhorando a qualidade de vida das populações e a sustentabilidade do planeta. É um processo. Sabendo disso, a CONAFER também semeia a preservação do planeta pela educação. Exemplo de sucesso é o ERA nas Escolas, um projeto para uma vida verde, que reconhece na infância um dos períodos mais importantes na trajetória de vida de uma pessoa, exatamente o melhor momento para trabalhar a educação ambiental

Desde quando a criança passa a interagir com a ideia de sociedade, desenvolvendo diversos valores que serão a grande base para a sua vida, devemos tratar da educação ambiental. A CONAFER, ao atuar na conscientização das crianças sobre o meio ambiente, está em sintonia com a defesa da sustentabilidade conforme a Agenda 2030 da ONU. Afinal, é preciso semear a preservação do planeta.

O Dia Mundial da Educação Ambiental foi oficialmente instituído na “Carta de Belgrado”, elaborada ao final de um encontro promovido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na capital da então Iugoslávia, em 1975. A carta sintetiza boa parte do marco conceitual das questões ambientais. Mas a origem dos debates sobre a data é ainda anterior, remetendo à Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, Suécia, em junho de 1972. À época, foi exposta a necessidade de adoção de princípios comuns que inspiraram a sociedade no caminho da preservação e melhoria do meio ambiente.

A Carta de Estocolmo se tornou o primeiro documento do direito internacional a reconhecer o direito humano a um meio ambiente de qualidade. Ao abordar a importância de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, o manifesto estabeleceu as bases para a agenda ambiental. Foi sobre essa base de debates e inspirações que surgiu o Dia Mundial da Educação Ambiental, adotado com o propósito de despertar nas futuras gerações a preocupação em preservar e conservar o meio ambiente. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 define entre as competências do poder público a promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino, bem como o incentivo à conscientização pública sobre a sua preservação – estando alinhada, portanto, aos princípios da agenda ambiental.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente de Estocolmo, em 1972, foi um marco na defesa do planeta. A sua declaração final contém 26 princípios, que se transformaram em um manifesto ambiental do futuro

A CONAFER e a preservação do planeta

A CONAFER acredita que a educação ambiental pressupõe não só a conscientização sobre a importância do meio ambiente, mas também o desenvolvimento da própria cidadania, com o fortalecimento de valores sociais e de habilidades que tenham como ideia central a preservação da vida. Somente com a conservação de nossos recursos naturais poderemos garantir a nossa existência com dignidade e o futuro das novas gerações.A Confederação compartilha os mesmos objetivos da Agenda 2030 da ONU, a Organização das Nações Unidas, e suas agências PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, agência líder da ONU no combate à pobreza e que trabalha pelo desenvolvimento humano; a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar, desde sua fundação, em 1945, com atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome; além da OEA, Organização dos Estados Americanos, uma associação criada no pós-segunda guerra com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente americano.  

Esta agenda global foi formulada e assinada pelos países-membros da ONU. Como representante de uma grande parcela de agricultores familiares e empreendedores rurais brasileiros, cabe à CONAFER estabelecer parcerias, desenvolver acordos e implementar programas de fomento para o Brasil, e do Brasil com outros países, oportunizando ações orientadas pela Agenda 2030, trabalhando assim por um plano de ação global com 3 pontos principais entre os seus 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o fim da fome, a luta pela justiça social e a preservação do planeta. A CONAFER, por ser uma Confederação Nacional pode contribuir muito para esta Agenda, estimulando a agricultura familiar sustentável em um território continental, promovendo a moderna agroecologia, levando alimentação saudável para milhões de pessoas no Brasil, e também para outros países. 

ERA nas Escolas é exemplo de educação ambiental

A infância é a melhor fase para trabalhar a educação ambiental. Pensando nisso, a CONAFER, por meio da Diretoria de Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, desenvolveu o projeto “ERA nas Escolas, Uma Vida Verde”. O ERA nas Escolas tem a missão de desenvolver com as crianças o respeito ecológico, a importância da participação no cuidado com o meio ambiente, preservação do verde tornando-o um inspetor ecológico, conscientizar quanto a importância da preservação para manter o equilíbrio natural do planeta, ressaltar através das atividades a importância da prática e do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas. 

O Era nas Escolas desenvolve com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição, sensibilizando-as sobre a importância da preservação dos ecossistemas e meio ambiente. Aplicar o cultivo de uma horta na escola promove a consciência socioambiental nas crianças. Conhecer as cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, é fundamental neste processo. 

A metodologia utilizada no Era nas Escolas contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais educativos por meio de sucatas recicláveis e retornáveis. As metodologias ativas também são trabalhadas ao realizar atividades com a horta, uma vez que a aprendizagem se torna mais eficaz com a prática, mediante a participação ativa dos alunos, que aprendam de forma lúdica e divertida, com estudos de caso, pesquisas de campo, interações do grupo e conhecimento dos processos de plantio, cultivo e colheita. A horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual as crianças têm contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, das frutas e dos legumes. Em sua fase inicial, o programa já chegou em muitos estabelecimentos de ensino do Distrito Federal. Agora, com o seu sucesso, diversos estados e municípios já demonstraram interesse e iniciaram tratativas para levar o Era nas Escolas às crianças de todo o país. Sem dúvida, motivo de orgulho de toda a Confederação pela participação ativa na construção da agricultura familiar do futuro. A semente já foi plantada.