Secom CONAFER
Amanhã e quarta-feira, 18 e 19 de junho, acontece na Aldeia São Marcos, em Barra do Garças, no Mato Grosso do Sul, um mutirão histórico de atendimentos em saúde e cidadania. A ação é promovida pela prefeitura de Barra do Garças, a CONAFER, a Cruz Vermelha Brasileira, o Instituto Saúde Sustentável (ISAS), a Water Is Life, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Paisagismo e Urbanismo, além do apoio do Exército Brasileiro, representado pelo 58º Batalhão de Infantaria Motorizado. A previsão é que além de atendimentos relativos à cidadania, 80 médicos atendam mais 1 mil indígenas do povo Xavante
A CONAFER deslocou duas equipes para o atendimento dos Xavante. Enfermeiros, advogados e técnicos dos programas Mais Vida Brasil e +Previdência Brasil estão atuando na Aldeia São Marcos desde o fim de semana nos preparativos do mutirão. A equipe do MAIS VIDA BRASIL vai realizar vai atender as famílias Xavante com orientação de saúde, além de mostrar os benefícios exclusivos para filiados da CONAFER, em parceria com a BSF, e que oferece acesso a assistência medicamento, orientação farmacêutica, assistência odontológica e telemedicina. O +Previdência Brasil vai realizar serviços de cidadania, como documentação dos indígenas, serviços previdenciários e aposentadoria.
O ISAS, Instituto Saúde Sustentável, é responsável por levar saúde aos povos indígenas, e conta com mais de 50 profissionais no projeto, incluindo clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, enfermeiros, odontólogos, odontopediatras, pediatras, entre outros especialistas. A brilhante parceria entre o poder público municipal com o Instituto foi articulada através do presidente do ISAS e coordenador nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Felipe Martins, que ao tomar conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e sua responsabilidade social com a população, em especial com os indígenas, notou que o município estava preparado para a realização do mutirão.
“Sabemos que o povo Xavante enfrenta diversos desafios, principalmente relacionados à saúde e desnutrição infantil, e precisávamos de uma cidade onde a administração pública fosse de confiança e quisesse fazer a diferença na saúde dos povos indígenas. Foi então que tomamos conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e decidimos que seria o local adequado para os nossos atendimentos”, contou Felipe Martins.
Ainda segundo o presidente do ISAS, toda a equipe está bem entusiasmada para iniciar os trabalhos em Barra do Garças. “Esta será uma ação histórica. A maior que nossa organização já realizou, e temos certeza que entrará para a história da saúde indígena no Brasil”, finalizou. Na segunda (17), os integrantes do ISAS, juntamente com os demais parceiros, irão organizar os ambientes de atendimento no local, a fim de oferecer serviços de qualidade e humanitários aos pacientes indígenas.
Já na terça-feira (18), os serviços de saúde e cidadania serão iniciados, sendo eles: atendimentos médicos com clínicos gerais e com especialistas, realização de eletrocardiogramas, coleta de preventivos, vacinação, emissões de documentos de identidade e de título de eleitor, plastificação de documentos, pesagem e condicionalidade aos beneficiários do Bolsa Família, realização do Cadastro Único, atendimentos com a equipe volante (Ser Família Indígena e Ser Família Emergencial), doação de cestas básicas e muitos outros serviços.
Com apoio da Secom de Barra do Garças-MS.