CONAFER GLOBAL: comitiva da entidade tem participação ativa na COP29, em Baku, Azerbaijão

Secom CONAFER

Neste mês, entre os dias 11 e 22 de novembro, ocorreu a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29) em Baku, capital do Azerbaijão, país localizado entre o Leste Europeu e a Ásia Ocidental. Desde sua chegada, a comitiva da CONAFER participou ativamente de palestras, debates e reuniões com líderes globais durante toda a Conferência. Todos os anos, a COP reúne países, organizações e entidades civis do mundo todo para discutir e negociar medidas contra as mudanças climáticas. Dentre os principais objetivos estão limitar o aumento da temperatura global, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade ambiental

A comitiva da Confederação formada pelo vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, pelo Diretor Internacional da CONAFER, Davi Fêo, e pelo Secretário Nacional de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, participou da COP29 em Baku, no Azerbaijão. A oportunidade possibilitou o encontro com líderes de países, representantes de governos, empresários e ativistas que estavam reunidos na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29). A equipe da CONAFER esteve presente em diversas palestras para discutir o futuro do planeta diante das mudanças climáticas, que já afetam o Brasil e o mundo.

À esquerda, o vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, ao lado do secretário Nacional de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, na COP29, no Azerbaijão

Com uma coleção de ações de preservação da natureza em suas atividades, a CONAFER busca trazer mais eficiência na produção agrícola, reduzir custos e minimizar os impactos ambientais. A COP29 reforçou de forma significativa os valores da entidade, pois promoveu o uso de energias renováveis, que contribuem para a conservação do meio ambiente, bem como a preservação do solo e a redução da emissão de gases do efeito estufa. Os representantes da Confederação não só assistiram apresentações durante o evento internacional, como participaram de debates, oportunidade em que apresentaram os projetos e programas da  CONAFER em favor do meio ambiente.

Vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, em discurso no Pavilhão do Ministério do Turismo do Brasil, na COP29 de Baku, no Azerbaijão

Durante a programação, a comitiva da entidade assistiu palestras para acompanhar as agendas que traçam indicadores para a transição verde dos grandes centros urbanos e estratégias de aplicação. Em um Fórum Alemão de ONGs sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, por exemplo, foram discutidos os dados do Compromisso Global de Metano assinado por diversos países em 2021, com o objetivo de reduzir as emissões do gás em 30% até o final da década. O que significa um tempo vital para trabalhar na redução das emissões de dióxido de carbono. Mais de 150 nações já assinaram o compromisso, representando mais da metade das emissões mundiais de um gás de efeito estufa extremamente potente, mas de vida curta.

O uso da água para a resistência climática também foi discutido em torno do envolvimento de múltiplos setores além do governo, para abordar a adaptação de forma abrangente. O debate destacou que cada tipo de impacto climático requer uma abordagem específica, envolvendo diferentes setores e temas, além da importância da sociedade civil participar e convencer autoridades a adotar perspectivas de longo prazo. 

Além disso, a CONAFER esteve em reuniões paralelas com investidores no decorrer da Conferência, incluindo o governo da Jamaica, que é voltado à organização sindical para demandas de pequenos produtores locais. A necessidade de água em locais remotos, a forma de trabalho com a inclusão dos pequenos produtores em escala global da produção de alimentos, estratégias para venda e comercialização de créditos de carbono e novas práticas agrofamiliares com experiências globais de produtividade também foram temas de debate. 

No dia 21 de novembro, os participantes da COP29 debateram sobre uma ferramenta para acelerar a ação climática na agricultura e no uso da terra e, em seguida, falaram sobre um novo recurso para a capacitação em financiamento climático. No mesmo dia, a comitiva da CONAFER assistiu a palestra “Agricultura sustentável tropical: segurança alimentar, regeneração do solo e baixo carbono” no contexto do Brasil. Esta atividade foi muito importante para a Confederação criar novas estratégias de combate à fome nas comunidades carentes com o uso da agricultura familiar e ações que visam a preservação ambiental.

O vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, acompanha a palestra “Agricultura sustentável tropical: segurança alimentar, regeneração do solo e baixo carbono”, na COP 29 do Azerbaijão

O vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes mandou um recado para todos os agricultores brasileiros: “estamos no terceiro dia da COP29 e participamos de vários painéis falando sobre sustentabilidade no campo do pequeno, médio e grande agricultor e pecuarista brasileiro, também envolvendo questões de mecanização e modernização através da sustentabilidade. A CONAFER mais uma vez finca a sua bandeira na COP29. No próximo ano na COP30, em Belém do Pará, estaremos representados em um estande com todo o trabalho que a CONAFER vem fazendo de sustentabilidade aos povos do campo e aos povos originários. Estamos aqui representando todos aqueles que confiam na CONAFER. Muito obrigado a todos”.

Secretário Nacional de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, na COP29 do Azerbaijão

Geovanio Katukina, conta que  “a comitiva da CONAFER foi distribuída em vários setores dentro do estande falando sobre sustentabilidade, meio ambiente e agricultura voltada para os pequenos produtores rurais, principalmente para as comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, pescadores e ribeirinhos.” Ele ainda explicou que a CONAFER levou essa mensagem dentro desses estandes: “hoje, participamos de um painel no pavilhão do Brasil, que falava da perspectiva da agricultura e o baixo carbono. Então, a CONAFER está atuando dentro da COP com o objetivo de trazer o melhor desenvolvimento tecnológico agrícola para os nossos associados”, destaca.

Vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, na COP29 de Baku, no Azerbaijão

Ao participar dos debates na COP29 em Baku, no Azerbaijão, a CONAFER reafirma o compromisso que tem com a preservação ambiental, destacando a importância da agropecuária sustentável e do uso responsável dos recursos naturais. A entidade promove, de forma permanente, práticas que conciliam a produção agrícola com a conservação da biodiversidade. Além disso, a entidade busca ampliar a conscientização sobre o papel fundamental dos produtores rurais e dos povos indígenas na redução dos impactos das mudanças climáticas.

Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, local que sediou a COP29