CONAFER EM AÇÃO: no Piauí, entidade ajuda associações de agricultores familiares na regularização e emissão do CAF

Secom CONAFER

Na última sexta-feira, dia 28 de março, a CONAFER realizou uma jornada nas cidades de Parnaíba, São João do Arraial e Batalha, no estado do Piauí. A equipe da Secretaria de Políticas Sindicais da CONAFER visitou mais de 52 associações que já conheciam o trabalho da Confederação pelas redes sociais. Durante o encontro marcante, a entidade entregou produtos e serviços fundamentais aos produtores rurais, incluindo a regularização de associações impedidas de participar de programas governamentais e a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o CAF, para agricultores que enfrentam dificuldades devido à burocracia. Após essa demonstração de apoio e dos benefícios da CONAFER, todas as associações se filiaram à Confederação, tanto como pessoa jurídica quanto como pessoa física 

A agricultura familiar é muito importante para a economia e a segurança alimentar do país, sendo responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população. Esta atividade faz parte do cotidiano dos moradores do estado do Piauí, que usam a agricultura familiar não só como fonte de alimentos, como também de renda. De acordo com dados do IBGE, a maioria dos estabelecimentos agropecuários do Piauí pertence a pequenos produtores, que cultivam mandioca, feijão, milho e hortaliças, além de criarem animais como bovinos, suínos e aves. Esses agricultores enfrentam desafios como acesso a crédito, infraestrutura precária e burocracia para a obtenção de documentos essenciais, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o CAF, necessário para participação em programas governamentais. 

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, CAF, é um documento fundamental para os pequenos produtores, pois garante o acesso a diversas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, como crédito, assistência técnica e programas de comercialização. Ele substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf, o DAP, e é um requisito essencial para que os agricultores familiares possam acessar benefícios como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, e o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, que promovem a compra dos produtos da agricultura familiar por órgãos governamentais

Sabendo disso, a CONAFER dedicou uma semana para visitar 52 associações do litoral do Piauí, passando pelas cidades de Parnaíba, São João do Arraial e Batalha. O objetivo foi formar parcerias para levar benefícios e os programas da Confederação aos associados. Além disso, a CONAFER ajudou os agricultores familiares do Piauí a regularizarem a situação das associações, ao mesmo tempo em que promoveu  a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o CAF, para os agricultores que estavam com dificuldade, devido à complexidade deste processo. 

Em Parnaíba, foram realizadas visitas às associações para filiar moradores e associados à CONAFER. Em São João do Arraial, a equipe esteve na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-56, reforçando uma parceria já existente e esclarecendo diretamente aos associados as dúvidas sobre o CAF e outros benefícios oferecidos pela Confederação. Já em Batalha, além da filiação, houve um encontro para conhecer a associação local, apresentar a CONAFER e discutir uma possível abertura de uma ASSAFER na região. Os encontros contaram com a coordenação da CONAFER no Piauí, representada pelo secretário de Políticas Sindicais da CONAFER, Júlio Cesar Chaves.

A reunião em São João do Arraial fortaleceu uma parceria entre a comunidade de pequenos produtores e a Confederação. “Estamos recebendo aqui, hoje, na nossa Colônia de Pescadores, o Dr. Júlio, que a gente já vem com uma parceria há muito tempo pela CONAFER, e agora a Confederação se coloca à disposição para estar cadastrando os nossos associados, para que a gente possa ter o direito de receber o CAF e possa ter direito também à planos de saúde”, explica o presidente da Colônia Z-56, Cajé.

No meio da foto, de camisa rosa, o secretário de Políticas Sindicais da CONAFER do Piauí, Júlio César Chaves, e ao seu lado, de camiseta branca, o presidente da Colônia de Pescadores Z-56, Cajé

Além de auxiliar na emissão do CAF, a CONAFER, por meio da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos, também atua no apoio à arrecadação e comercialização de produtos agrícolas para o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, em comunidades de todo o país. Por meio dessa iniciativa, a Confederação contribui para fortalecer a agricultura familiar, garantindo que os produtores tenham acesso a canais de venda que possibilitem a comercialização de seus produtos, promovendo o desenvolvimento econômico e social nas aldeias e comunidades vulneráveis. 

Com essa ação no Piauí, a CONAFER reafirma seu compromisso com a agricultura familiar, ajudando os pequenos produtores a garantirem seus direitos e acessarem benefícios importantes. A regularização das associações e a emissão do CAF permitem que os agricultores participem de programas governamentais que fortalecem sua produção e renda. Além disso, a Confederação também apoia a arrecadação e comercialização de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), facilitando a venda dos produtos dos agricultores. Com esse trabalho, a CONAFER segue levando mais oportunidades e desenvolvimento para as comunidades rurais em todo o país.