“licitação foi declarada deserta, sem nenhuma empresa ter oferecido proposta”
José Carlos Bossolan
Após treze dias da Comissão de Licitação da Prefeitura de Andradina ter declarado deserta (sem interessados), o Processo Licitatório 54/22, Carta Convite 08/22, a administração municipal vai pagar R$ 17.500,00 pelo letreiro “Love”. Segundo a Ata da licitação, não foi protocolada do dia 18 de maio, sendo a sessão encerrada às 14h, sem que houvesse nenhuma empresa interessada em apresentar proposta para a confecção do letreiro.

Mesmo não sendo objeto de urgência, sem que ao menos às obras do calçadão da Paes Leme tenha conclusão das obras, a Prefeitura de Andradina contratou a empresa Luiz Henrique Gracieri de Sousa – ME (LH Comunicação Visual), com sede em Andradina.

O empenho do letreiro foi feito no dia 31 de maio, antes mesmo da entrega do serviço, ocorrido nesta sexta-feira (10/06). No caso da licitação ter dado deserta, não há impedimento algum para a administração municipal proferir a compra direta. Só soa estranho a própria empresa agora contratada sendo de Andradina não ter protocolado proposta no processo licitatório para a finalidade do letreiro 13 dias antes de seu empenho.

Enquanto a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico), virou novamente um “puxadinho” de tendas, com falta de medicamentos na farmácia municipal, para satisfazer o “ego de americanização” das nomenclaturas de Andradina pelo prefeito Mário Celso Lopes, o “Love” foi instalado na esquina da Paes Leme, cujo calçadão em obras se chamará “Mall Street”, com a rua Alexandre Salomão.

O mesmo “puxadinho” foi iniciado para atender pacientes da Covid-19 no início do ano passado, após determinação do prefeito para transferência do CAC (Centro de Atendimento à Covid), ser transferido das dependências da Santa Casa local, para o estacionamento da UPA, para conter despesas.

Segundo a Prefeitura de Andradina – “a onipresença do Logotipo encantou os andradinenses e já pode-se dizer que é uma atração a parte no comércio local, tendo a imagem viralizado nas redes sociais em poucas horas. Após o sucesso de “Love”, novas obras, nos mesmos moldes, deverão ser espalhadas pelo local, sendo um projeto “extra” da Paes Leme Mall Street. O prefeito Mário Celso Lopes autorizou a instalação de intervenções artísticas em pontos turísticos da cidade, em que o foco deve ser a relação de amor com Andradina” – disse.
No entanto não se sabe quantos outros letreiros em inglês serão instalados e qual o custo desses “caprichos”. A ciclofaixa da avenida Guanabara por exemplo, consumiu quase R$ 600 mil de recursos públicos, e já está desbotando. Poucas pessoas tem feito uso da faixa ciclística que só gerou transtornos a comerciantes e ao trânsito da principal avenida de Andradina.

A empresa contratada pela Prefeitura de Andradina por R$ 17.500,00 para produção do letreiro “Love”, também tem segundo postagens de rede social da mesma no Instagram, diversas empresas da família do prefeito Mário Celso Lopes como clientes, o que em tese pode ter colaborado para a contratação.