Assessoria de Comunicação
A Coapar (Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Agropecuária dos Assentados e Agricultores Familiares da Região Noroeste do Estado de São Paulo) de Andradina foi a primeira cadeia produtiva reconhecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. A distinção como “Cadeia Produtiva Local” garante incentivos dentro do Programa SP Produz. A Coapar está entre as 80 CPLs reconhecidas em 2024, e a única no Estado por ser uma cadeia produtiva de leite.

A boa nova foi anunciada numa reunião com representantes das entidades envolvidas neste reconhecimento, como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Andradina, Sérgio Ruella, Marise Teixeira (ACIA), Silvia Furio (Sebrae), Patrícia Bansi Pompeu (Diretora Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), o secretário da Fazenda, Planejamento, Gestão Fiscal, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Norival Nunes, o vice-prefeito Lucas Lopes e as representantes da Coapar, Cirlei Rodrigues Costa Prazeres (diretora) e Jocastra Simões Sanches.
“Este é um dia muito importante para nós, pois é o primeiro reconhecimento de uma cadeia produtivas em Andradina, o que reforça que a união no campo traz resultados surpreendentes como o da Coapar, que ganha o mercado de laticínios com um produto extremamente competitivo e que não perde em qualidade para nenhum grande laticínio do país”, disse o prefeito Mário Celso Lopes.

Segundo subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Andradina, Marcos Okajyma, “o SP Produz visa o fortalecimento da economia local ao conectar empresas de um mesmo setor ou segmento para atuar de forma colaborativa”. Entre os benefícios promovidos pela iniciativa estão o compartilhamento de recursos, aquisição coletiva de insumos, troca de experiências, incentivo à inovação e redução de custos operacionais.
“Com o SP Produz, colocamos fomento, organização e uma governança com começo, meio e fim para alavancar o desenvolvimento regional gerando renda e emprego, a partir das vocações de cada parte do nosso estado”, enfatizou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, durante a cerimônia de entrega do reconhecimento à Coapar.