Assessoria de Comunicação
O CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista) está passando por uma auditoria fiscal para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI – POA). O procedimento está sendo realizado nesta terça-feira (29/08), e é procedimento padrão para demonstrar que o CIENSP possui qualificação para ingresso no sistema federal.
A auditoria está sendo realizada pela auditora Fiscal Federal Agropecuária, Renata Patrícia Lourenço Pinto e pela assistente Agropecuária da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, Mirele Vinhas Voltolini. A secretária executiva do CIENSP, Rose Francé e os veterinários do Serviço de Inspeção Municipal, Fernando Murai e Vitória Ferreira acompanham a auditoria.
O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção.
Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).