“Evento foi pequeno, e contou com a participação somente dos novos membros, e de autoridades representando a Educação de Castilho”
Assessoria de Comunicação
Na manhã desta sexta-feira (11), no anfiteatro do CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), aconteceu a posse dos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do FUNDEB de Castilho (O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), para o Biênio 2021/2022. A posse destes membros segue as normativas estabelecidas pela Constituição Federa e Lei Municipal (6.492 de 01/06/2.021).
Após várias etapas concluídas, como reuniões e eleições entre os participantes, o novo conselho ficou estabelecido da seguinte forma; para representar a Secretaria de Educação de Castilho, Emilene Zaguetti, e como suplemente, Lucineide Feitosa. Para representar os professores das escolas públicas de Castilho, Carlos Luiz Pereira, e sua suplente Andréia Cristina Ferreira. Luciene dos Santos será a titular na representação dos diretores da rede pública do munícipio, enquanto Tânia Regina Morais Nascimento será sua suplente. A representação dos funcionários do quadro de apoio técnico (Administrativo das Escolas Públicas da cidade), ficará sob a responsabilidade de Tatiane Oliveira Rodrigues, e Barbara Vitoria Godoy Coelho como suplente.
Representando o Conselho de Pais de Alunos das Escolas Públicas de Castilho, Elton dos Santos Moreira e Roseli Borges Imaoka (suplente). Sergio Roberto dos Santos e Patrícia Ferreira dos Santos Silva, acompanham essa representação como titular e suplente, respectivamente. Os estudantes da educação básica do município serão representados por Cleonice Batista de Souza Mota como titular, e Mariana dos Santos Mendes como suplentes. Também acompanham essa representação Solange Xavier dos Santos e Mariana Alves, titular e suplente.
Claudia Regina Flor será titular na representação do Conselho Municipal de Educação, tendo Daniel Jones Viscovini como seu suplente. O Conselho Tutelar de Castilho será representado por Bruno dos Santos Afonso como titular e Maria Estar da Silva como suplente. E para finalizar a nova direção do FUNDEB, Wagner Luiz Gomes será o titular como representante do Executivo Municipal, e Uederson Aragão da Silva, suplente.
A posse dos novos conselheiros aconteceu seguindo todas as normas de biossegurança estabelecidas em Decreto Municipal. Participaram da cerimônia de posse os membros eleitos para compor o CACS, a secretária de Educação Professora Silvania Cintra, a adjunto da Secretária Professora Ivone de Souza, a supervisora de Ensino Professora Valeria Morais do Nascimento, a técnica de Educação Maria de Lourdes de Almeida, que foi designada para conduzir a Assembleia juntamente com a técnica em Programas e Projetos, Maria Soares Rosalez da Silva. Cumprindo com agenda na capital paulista, o prefeito Paulo Boaventura não esteve presente ao ato.
“Quero agradecer a presença de todos que estiveram nesta pequena cerimônia, e ressaltar a importância da participação de todos nesse ato, como Controle Social, na aplicação dos recursos repassados pelo FUNDEB. É de extrema importância que nós façamos uso do bem público, investindo da melhor maneira possível, e contamos com a ajuda de vocês para que realizemos um trabalho de excelência em nossa cidade” – destacou a secretária de Educação, Silvania Cintra.
Elton dos Santos Moreira e Sergio Roberto dos Santos, foram escolhidos, por votação unânime, presidente e vice-presidente do novo conselho, e terão Emilene Zaguetti como secretária.
“Quero desejar felicidades aos escolhidos e nos colocarmos à disposição no que precisarem, para efetuar uma gestão com eficiência, eficácia e transparência. Pois, a participação desta Secretaria, assim como em outros Conselhos, visa o acompanhamento e a defesa dos Direitos da Educação Pública de qualidade com ações que reconhecem e fortalecem a gestão democrática”- finalizou, Silvania.