“Nesta segunda-feira, vazão atingiu 6,3 milhões de litros por segundo, enquanto fluxo normal é de 1,5 milhão”
Gilvana Giombelli/G1
As Cataratas do Iguaçu registram aumento na vazão nesta segunda-feira (9) devido às chuvas intensas registradas no Paraná ao longo do leito do Rio Iguaçu, que banha as quedas. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo. Às 12h desta segunda, o fluxo era de 6,4 milhões de litros por segundo.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que faz a medição, a vazão pode aumentar ainda mais mais nas próximas horas. A vazão é a quantidade de água que flui por um canal em determinado período de tempo. Além do fluxo nas cataratas, a Copel monitora, hora a hora, outros pontos do leito do rio.
O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e segue no sentido leste oeste desaguando em Foz do Iguaçu, na divisa do Brasil com Argentina e Paraguai. Conforme a assessoria da margem brasileira das quedas, a passarela próxima às Cataratas do Iguaçu está aberta para a visitação, sem alterações, mesmo com o aumento do fluxo.
No lado argentino, devido ao aumento da vazão, a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo foi fechada ainda no domingo (8). A assessoria da margem argentina das quedas informou que os demais passeios, os chamados circuitos inferior e superior, bem como a Trilha Verde e o Trem Ecológico da Selva, continuam funcionando normalmente.
Cidades do Paraná em estado de emergência
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Y/I/ZTRciGT9S9rBZDnGeb0w/whatsapp-image-2023-10-08-at-09.55.21.jpeg)
Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos cinco cidades do Paraná decretaram situação de emergência por causa da chuva, são elas: Paula Freitas, Mangueirinha, Rio Negro, São Jorge d’Oeste e Pinhão. Até esta segunda-feira (9), segundo a Defesa Civil, 45 municípios tinham sido atingidos pelos temporais, vendavais e chuvas de granizo registradas no estado desde a última terça-feira (3).
A estimativa do órgão é que mais de 16 mil pessoas tenham sido afetadas – 547 ficaram desalojadas.