“Atraso na entrega de lotes da segunda dose da coronavac que seriam aplicadas na sexta-feira, desacelerou quantidade total de doses aplicadas no município desde o início da vacinação”
Assessoria de Comunicação
Desde o início da pandemia global causada pelo coronavírus, 1734 castilhenses já foram contaminados pela doença e 1602 deles conseguiram se curar até agora. Infelizmente, o número de óbitos confirmados até o momento, chega a 56 casos, e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado de exames finais para determinar um outro falecimento que pode ter sido provocado pelo vírus.
Os números foram divulgados no final da tarde da sexta-feira, dia 14, através do 106º Boletim Epidemiológico que acompanha o avanço da doença em Castilho. A boa notícia contida no relatório atualizado hoje, é que a quantidade de internações caiu consideravelmente, atingindo seu menor índice de ocupação de leitos desde o último dia 30 de março.
Atualmente, 10 castilhenses encontram-se internados: são 06 na Ala Covid do Hospital “José Fortuna” (01 aguardando transferência para UTI em outros hospitais da região), 01 na UTI do AME de Andradina, 01 na Santa Casa de Andradina e o último na UTI de Três Lagoas-MS.
Outro dado significativo registrado na mais recente edição do Boletim Epidemiológico, é que o avanço na aplicação da segunda dose da vacina Coronavac foi mínimo nesta semana (apenas 30 novas vacinas entre segunda-feira e hoje), por conta do atraso na entrega dos lotes que o Governo do Estado deveria ter liberado para Castilho até a noite de quinta-feira. Felizmente, o atraso nas entregas não prejudicou o andamento das vacinações por comorbidades para as pessoas com 50 a 54 anos, realizada na sexta-feira, já que as vacinas já haviam sido entregues pelo Estado à Secretaria de Saúde de Castilho.
“Infelizmente, não é a Prefeitura quem libera as vacinas e sim o Governo do Estado. Se estas não chegam no devido prazo, a vacinação atrasa. Esta foi a primeira ocorrência do tipo em nosso município e, felizmente, as vacinas chegarão em Castilho neste sábado, dia 15, permitindo a aplicação da segunda dose já na próxima segunda-feira, dia 17, no período da manhã. Já a vacinação desta semana, destinada ao público com 50 a 59 anos que apresenta comorbidades, não sofreu atrasos pois todos os lotes da vacina AstraZeneca foram entregues normalmente pelo Governo” – explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Zoteli.