“Iniciativa adequa o Município a legislações federais, estaduais e municipal, contribuindo para a formação escolar na área ambiental e aproximando Castilho dos principais objetivos do Programa Município VerdeAzul”
Assessoria de Comunicação
Na busca por implementar políticas públicas cada vez mais eficientes e que contribuam diretamente com a melhoria dos índices socioeconômicos oficiais que avaliam o grau de desenvolvimento do município em todos os aspectos, o prefeito Paulo Boaventura enviou à Câmara de Castilho o Programa Municipal de Educação Ambiental.
Acompanhado do vereador e presidente da Câmara, Ailton Pereira, dos vereadores Tião Japonês, Daniel Batista, Chicão, do vice-prefeito, Marcos Visual, do diretor da Arsae, Sérgio Martins, dentre outros, foram feitos plantios de acácia amarela, junto ao CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura). A proposta aprovada pelos vereadores nesta semana, é mais um importante passo dado em 2021 para adequar toda a legislação e ações do Governo Municipal aos objetivos e metas do Programa Município VerdeAzul, criado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo em 2007.
O Programa Municipal de Educação Ambiental é inédito e foi elaborado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMAT), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, contemplando a educação ambiental na rede de ensino (inclusive escolas estaduais) e também com a população em geral, visando a conscientização e mobilização social.
TRABALHO CONJUNTO
“O Programa será desenvolvido com ênfase nos aspectos como Arborização, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Tratamento de Esgoto e Sustentabilidade do Município, com ações de monitoramento da qualidade do ar e dos nossos Recursos Hídricos, dando a devida atenção especial à utilização eficiente e sustentável destes recursos”, explica o secretário da SAMAT, José Carlos Justi.
“A Secretaria Municipal de Educação se encarregará de levar ao conhecimento dos alunos castilhenses cada um dos programas Ambientais em desenvolvimento no município, contribuindo para o surgimento de novas ideias, fomentando a participação dos estudantes na preservação do meio ambiente e no planejamento consciente do uso de cada bem natural disponível”, explica a secretária de Educação, Silvania Cintra.
JÁ EM ANDAMENTO
Este abrangente processo mencionado pelo secretário vinha sendo amplamente discutido desde o início do ano entre diferentes setores da atual Administração. Os projetos foram se iniciando assim que finalizados e aprovados.
Entre abril e maio, inconformado com a baixa pontuação de Castilho no ranking dos municípios avaliados pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), o prefeito Paulo Boaventura optou por contratar empresas especializadas na elaboração de propostas que melhorassem o desempenho municipal no programa.
Logo na primeira semana de agosto, as empresas que venceram o processo licitatório assinaram seus respectivos contratos com a Prefeitura, iniciando imediatamente os trabalhos com todos os setores da Administração [Saiba mais acessando: https://www.castilho.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/9087/castilho-elabora-propostas-ambientais-que-comecam-a-ser-implantadas-ainda-em-2021].
Antes mesmo que o mês de agosto fosse finalizado, os primeiros programas municipais desta parceria começaram a ser amplamente divulgados nas plataformas oficiais e redes sociais da Prefeitura de Castilho, e trabalhados junto à comunidade escolar.
Além deles, o setor de Meio Ambiente da SAMAT lançou um programa de arborização completa do “Caminho da Graça”, trecho da estrada que liga a sede urbana de Castilho ao bairro Junqueira e que anualmente recebe centenas de fiéis católicos em procissão.
CONHEÇA OS PROJETOS JÁ LANÇADOS
Caso você ainda não conheça estas ações em andamento, navegue livremente pelos links abaixo e fique por dentro de cada ação desencadeada pela Prefeitura de Castilho desde o início de agosto: