Castilho antecipa, diversifica, inova e prolonga celebração do Dia Mundial da Água

Concursos inéditos de Poesia e produção de Maquetes que mobilizarão 738 alunos, serão anunciados esta semana nas escolas municipais por gestores ambientais da Mercury Renew

Assessoria de Comuniação

Nesta terça-feira, dia 22, o mundo inteiro terá sua atenção voltada para o recurso natural mais importante para nossa sobrevivência na Terra: a Água. No Brasil, os eventos alusivos a este dia especialmente dedicado às reflexões sobre nossos hábitos e necessidade de preservação, não estão limitados a um único dia, sendo comum que os governos municipais dediquem toda a semana a atividades ligadas ao tema.

Em Castilho, o prefeito Paulo Boaventura foi muito além disso. As atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água começaram na quinta-feira passada (17) com palestras realizadas nas escolas municipais pelo supervisor operacional de Andradina e Castilho – Bruno Fernandes, e pela Analista de Sustentabilidade – Ana Beatriz, ambos da concessionária Águas Castilho. Nesses encontros com os pequenos, foram tratados diversos assuntos sobre a captação, tratamento e necessidade de reduzir o consumo para evitar problemas futuros com o abastecimento da água potável.

Este ciclo de palestras começou pela escola “dr. Youssef Neif Kassab” na quinta-feira, tendo continuidade no “Mauro Roberto” e “Dijanira Bozzo Jorge” no dia seguinte, e também nas escolas rurais “Maria Dauria” e “Maria Bandeira” nesta segunda-feira. A escola Maria Dauria também receberá nesta terça-feira, 22, uma palestra especialmente preparada para discutir a importância de nossos recursos hídricos e da sua preservação para manter o equilíbrio da vida no planeta.

CONCURSOS INÉDITOS

Além da Águas Castilho, a Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com a Mercury Renew, empresa que está construindo no município a maior usina geradora de energia fotovoltaica do Estado de São Paulo. Jorge Parrelli, da VB Ambiental – empresa pertencente ao consórcio responsável pela montagem da usina fotovoltaica em Castilho, informou que visitarão as escolas municipais para promover um concurso de poesia para os alunos de 3º ao 5º ano com o tema “A Importância da Água e Preservação das Nascentes”. Neste concurso serão premiadas as 10 melhores poesias e os resultados devem ser divulgados até o próximo dia 08 de abril.

Outra proposta inovadora será feita também aos alunos do 6º ao 9º ano: os interessados deverão produzir uma maquete com o tema “Energia Renovável no Meio Ambiente”. Dentre estes estudantes que aceitarem o desafio de inovação, serão escolhidas as 03 melhores maquetes que serão premiadas pela Mercury Renew, também no início de abril.

A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que somente este Concurso de Poesia mobilize um total de 611 alunos matriculados nas escolas “Mauro Roberto”, “dr. Youssef Neif Kassab”, “Dijanira Bozzo Jorge”, “Maria Bandeira” e “Maria Dauria”. Já a disputa na produção das maquetes será ainda maior, podendo reunir até 127 alunos destas mesmas unidades escolares.

A Mercury e a VB Ambiental possuem a mesma visão dinâmica que a nossa Secretaria de Educação, e têm se mostrado parceiros de grande importância para o desenvolvimento pleno das aptidões e criatividade de nossos alunos. Somente nestes dois concursos, serão mobilizados um total geral de 738 alunos de cinco escolas municipais, incluindo entre eles 127 estudantes da escola ‘Maria Dauria’, localizada em nossa área rural”, contabilizou a secretária municipal de Educação, Silvânia Cintra.

O regulamento de ambos concursos será entregue aos alunos destas escolas durante esta semana, com detalhes sobre os prazos de produção, avaliação, divulgação dos resultados e data de premiação.

MEIO AMBIENTE

O setor de Meio Ambiente da SAMAT também programou diferentes atividades para celebrar o Dia Mundial da Água. De acordo com a gestora ambiental Maria Custódio, servidores da própria Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, juntamente com uma equipe da Frente de Trabalho que atua nas áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e Obras, vão unir forças com colaboradores do Engenho São João para realizar o plantio de várias árvores nativas no entorno de uma nascente degradada localizada nas imediações da Estrada da Graça. A ação está prevista para ter início às 08h30 desta terça-feira, dia 22.

No dia seguinte, a equipe da Frente de Trabalho e servidores da SAMAT participarão de palestras sobre os temas “Nascentes e sua Importância” e “Uso da Água”. O início destas atividades está agendado para as 07h50. Para finalizar as atividades, Maria programou para esta quinta-feira, dia 24, uma visita à sede da concessionária Águas Castilho. O passeio será realizado pelos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CONDEMA, para que possam conhecer cada etapa do processo de captação e tratamento de água, além de realizar uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).