Marco Apolinário/JPN
Já pensou em transformar aquele coador de café descartável em artesanato, produzir peças decorativas incríveis e faturar uma grana extra pra completar o orçamento doméstico? E se você puder enriquecer estes trabalhos aplicando o próprio café em grão e outras sementes, galhos, cascos e folhas? Esta é a mais recente proposta apresentada pela SEAPE – Secretaria de Agricultura e Pecuária de Castilho, que abriu nesta manhã de terça-feira (02) as inscrições para o curso inédito de “Artesanato com Folhas, Galhos, Cascas e Grãos de Café”.
“Durante o curso, os alunos aprenderão a confeccionar artefatos decorativos com folhas, galhos, cascas e grãos de café, utilizando as técnicas de ‘esqueletização’, colagem, montagem, revestimento e mosaico. E garanto a vocês: cada peça produzida, é uma verdadeira obra de arte que vai decorar casas e lojas, presentear familiares e amigos ou até mesmo dar um visual moderno e sofisticado para aquele móvel que já não combina mais com o seu ambiente”, explica a chefe do Desenvolvimento Rural da SEAPE, Larissa Camata.
PARCERIAS QUE DÃO RESULTADOS
Este é o segundo curso de artesanato inusitado anunciado pela Prefeitura de Castilho neste segundo semestre de 2025. Assim como no de Bananeira, finalizado na sexta-feira passada, o objetivo desta capacitação é ensinar produtores-artesãos a transformar pequenas peças do seu cotidiano em requintados trabalhos manuais que podem render uma boa grana extra no final do mês.
“Este curso é mais uma parceria que a Prefeitura de Castilho firmou através da nossa Secretaria de Agricultura, com o SENAR, FAESP e Sindicato Rural de Andradina. O objetivo é diversificar a produção artística no município, ao mesmo tempo em que o aprendizado oferece uma valiosa oportunidade de profissionalização e renda extra para os castilhenses”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Pecuária, João Gabriel Passarini de Oliveira.
REQUISITOS e INSCRIÇÕES
Importante destacar que o curso é somente para moradores de Castilho que sejam maiores de 18 anos. Além disso, a quantidade de vagas é limitada. Por isso, os interessados devem se apressar para garantir a participação. As inscrições podem ser feitas presencialmente e em horário comercial (08h às 11h; 13h às 17h) na própria SEAPE, localizada ao lado do Clube da Terceira Idade. Os moradores da área rural também podem se inscrever remotamente, conversando com a Larissa Camata através do WhatsApp (18) 98151-3013.
O curso terá duração total de 40 horas, sendo realizado entre os próximos dias 15 e 19 de setembro, a partir das 09h30, na Sede do Assentamento “Terra Livre”. Outro detalhe importante: os alunos receberão Certificado pela participação.