“Além do veneno ambiental aplicado pela Sucen, outras ações envolvendo a mídia e um Boletim Epidemiológico semanal sobre casos de Dengue, já estão em andamento”
Assessoria de Comunicação
Com 471 casos confirmados de Dengue no município somente entre os dias 1º de janeiro de 2021 e esta sexta-feira, 26, de março, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou o início simultâneo de três novas ações para enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito que também transmite as doenças Chikungunya, Zika e Febre Amarela.
A primeira ação é o início da Semana de Mobilização contra a Dengue, que começa nesta segunda-feira (01) e se encerra no domingo, dia 07. Durante este período, as ações de fiscalização e conscientização através de visitas domiciliares e propagandas em rádio e carros de som, serão ampliadas pela Secretaria de Saúde, pedindo a todos os cidadãos que colaborem, verificando calhas, lajes e ralos que possam estar entupidos, além de conferir se a caixa d’água está devidamente fechada, e as plantas e quaisquer outros recipientes que possam acumular água estão livres deste potencial criadouro do mosquito.
Além disso, a equipe municipal de vetores dá continuidade à aplicação de inseticida casa a casa, nas áreas com mais registro de casos desde o início do ano. Mas esta aplicação nem sempre é eficaz, já que a maioria dos moradores não permitem a entrada dos agentes no interior de suas residências.
Outra ação igualmente importante é uma nova rodada de aplicação de inseticida veicular feita pela própria Sucen (antigo fumacê), que teve início na última quinta-feira, dia 25, e segue até o próximo dia 04 de março, concentrando-se principalmente na área central da cidade. A escolha desta região se deve ao fato dela concentrar o maior número de casos positivos da doença nos últimos dias. O inseticida ambiental está sendo aplicado diariamente neste período, sempre a partir das 19h00.
Para ajudar a reduzir os riscos de contrair estas doenças, os moradores devem seguir os seguintes cuidados:
- Permaneça dentro de casa;
- Abra as portas, janelas e também o box dos banheiros;
- Levante as colchas das camas;
- Cubra os alimentos, as frutas e bebedouros dos animais;
- Retire roupas do varal;
- Não deixe crianças ou animais seguirem a viatura;
- Em caso de intoxicação, procure o médico imediatamente!
A terceira e última estratégia é o início da divulgação de um Boletim Epidemiológico semanal que atualizará o avanço da dengue no município e fornecerá informações sobre métodos de prevenção. O novo Boletim também destaca a importância dos cidadãos procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências, deixando para ir ao hospital somente se não houver outra escolha.
A recomendação visa reduzir o fluxo de pacientes no hospital, prevenindo assim as aglomerações e riscos de contaminação também pelo coronavírus. A primeira edição desta nova ferramenta que apresenta inclusive o número de telefone para obter maiores informações, foi divulgada nesta sexta-feira, 26, e será publicada sempre nesta mesma data no site oficial da Prefeitura de Castilho, nas mídias sociais e também no Diário Oficial Eletrônico do Município.