Campo de malha de Castilho passará por reforma, garante o prefeito Paulo Boaventura

“esportistas se reuniram com o prefeito para discutir melhorias na estrutura do local”

José Carlos Bossolan

A equipe de malha de Castilho é uma das mais vitoriosas da modalidade de toda a região, mas os adeptos do esporte se reuniram com o prefeito Paulo Boaventura na manhã desta segunda-feira (20/09) para tratar de melhorias no campo de malha “Osvaldo J. Corrêa”.

Nem todos os praticantes da malha puderam comparecer, mas um bom número compareceu a reunião com o chefe do executivo, para tratar da reforma do campo, que há muitos anos carece de atenção. O prefeito Paulo, o time de malha, o diretor do Departamento de Esportes, Silvinho Black, e membros da engenharia municipal, foram até o local para averiguar as reais necessidades da estrutura.

O que se pensava ser apenas uma questão estética, com prioridade apenas para a cobertura, acabou mudando todo o planejamento da Administração, em relação ao que deve ser feito no local. “Não podemos deixar apenas questões estéticas, vamos rever o projeto, refazer os cálculos, e trabalhar para reestruturação geral do campo (de malha)”- destacou o engenheiro Willian Calestini.

O prefeito Paulo instruiu aos membros da engenharia que dessem uma atenção especial, também, para a construção de um banheiro para os jogadores da malha, que em breve, terão um campeonato de um dia, sediado na cidade.

“Ideal seria que toda a reforma fosse feita antes do campeonato, mas nós sabemos que precisamos prezar também pela qualidade. Vamos dar uma atenção as partes mais críticas da estrutura, deixar o local em condições de uso, e então, assim que finalizarmos o processo de licitação com todas as etapas bem elaboradas, dar início a reforma completa do espaço”- enfatizou o prefeito Paulo Boaventura.

Gilson Souza, membro da equipe de malha, comentou a respeito da perda que o esporte vem sofrendo ao longo dos anos. “Não é só uma questão de estrutura física, mas também humana. O esporte está morrendo, e nós precisamos ensinar às pessoas que a Malha é também cultural. Por isso, nós ficamos contentes de termos sido recebidos pelo prefeito, e de ouvir que teremos nosso espaço melhorado, com tudo que o esporte merece”, destacou.

Ainda na conversa, surgiram ideias de em parceria com as escolas, apresentar o esporte como opção de lazer e diversão. O departamento de Esportes, em parceria com o setor de Engenharia do município marcou uma visita, ainda esta semana, para conhecer um campo modelo de malha, na cidade de Aparecida d`Oeste.

CAMPEÕES

A título de curiosidade, a equipe de malha de Castilho tem histórico de vencedora. Nos últimos anos, foi cinco vezes campeã, em mais de 10 edições da competição. Nos jogos regionais dos idosos foi campeã em 2018 e vice-campeã estadual na modalidade.  A equipe também tem em sua galeria diversos torneios locais e regionais.

ESPORTE

O jogo de malha é um esporte de arremesso de disco de ferro, pedra ou outro material para atingir e derrubar o pino, ou deixar o mais próximo possível do alvo. Na antiguidade, especialmente no período colonial do Brasil, acredita-se que já era praticado a malha, porém com o uso de ferraduras.

O esporte exige dos praticantes muita pontaria, estratégia e condenação motora para atingir o pino ou ganhar pontos em caso de não derrubada (como acontece na bocha – praticado com bolas de concreto e curtling – praticado no gelo com pedras de granito).

Com informações da Assessoria de Comunicação.