“perfil do Facebook se intitula como página oficial daa legislativo”
José Carlos Bossolan
A Câmara Municipal de Murutinga do Sul emitiu em seu site um comunicado alertando a população sobre a existência de página falsa (perfil fake) em nome do órgão público municipal no Facekook.
“Diante da constatação da existência de uma página na rede social “Facebook utilizando o nome da Câmara Municipal de Murutinga do Sul, Comunicamos que trata-se de um PERFIL FALSO, não oficial e sem qualquer vínculo com nossa instituição. Nas redes sociais, a Câmara utiliza, por enquanto, apenas o Youtube como perfil de comunicação social. Nesta oportunidade, esclarecemos ainda que a criação desta página está sujeita às sanções legais decorrentes do uso irregular do nome da Câmara Municipal de Murutinga do Sul na forma da lei brasileira” – explica o comunicado do legislativo.
A página está descrita como Murutinga do Sul Câmara Vereadores, mas não tem ligação com o órgão (https://www.facebook.com/MurutingadoSulCamaraVereadores/?ref=page_internal). Segundo levantamento do O Foco, a página criada em 16 de setembro de 2020, com o nome de Negão Xavier e Regina e foi utilizada para divulgar o conteúdo de campanha do candidato a prefeito Nilson Xavier de Carvalho – Negão Xavier e pela candidata a vice, Regina Jordão.
No dia 28 de janeiro deste ano, a página foi alterada se passando como da Câmara Municipal de Murutinga do Sul, inclusive se definindo como órgão governamental, o que é crime. O perfil ainda se intitula como “página oficial da Câmara Municipal de Vereadores de Murutinga do Sul”, com algumas publicações referente a Câmara, mas não passa de perfil falso.
Em levantamento junto ao site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), consta que o candidato Negão Xavier, embora se utilizando da página criada em seu nome no Facebook, não foi declarada à Justiça Eleitoral. Segundo informações obtidas por nossa reportagem, o procurador jurídico da Câmara, Bruno Henrique Dourado ao tomar conhecimento da “página fake” entrou em contato “in box” e alertou sobre a ilegalidade do uso indevido do perfil, solicitando sua remoção.
O ex-vereador e candidato responsável pelo uso político da página, Negão Xavier informou a nossa reportagem que desconhecia a situação, uma vez que o responsável pelo gerenciamento da conta seria uma pessoa de sua família, mas que iria alertar para que a situação fosse corrigida. Indagado por nossa reportagem o presidente da Câmara Municipal, Adeildo de Oliveira – Kikão informou que estaria adotando as medidas legais para a remoção do conteúdo ilegal. A reportagem do O Foco tentou contato com o presidente da Câmara na manhã desta sexta-feira (19/02), para saber quais medidas além da publicação do comunicado foram adotadas, tanto na esfera civil, quanto criminal, mas o celular do parlamentar estava fora de área.
A reportagem do O Foco irá continuar acompanhando as medidas adotadas por parte da Câmara.