Câmara de Andradina sediará evento de combate a violência doméstica, familiar e de gênero

“capacitação será na próxima segunda-feira e é idealizado pelo Ciensp, Escola Superior do MPSP e RNCP”

José Carlos Bossolan

Na próxima segunda-feira (18/09), das 9h às 12h, na Câmara de Andradina, será realizado evento de capacitação de agentes públicos no enfrentamento ao combate a violência doméstica, familiar e de gênero. A capacitação é organizada pelo Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremos Noroeste do Estado de São Paulo), Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e RNCP (Rede Nacional dos Consórcios Públicos).

Segundo a secretária executiva do Ciensp, Rose Francé, a abertura será às 9h com a formação da mesa de autoridades. Às 9h40, o promotor de Justiça Criminal Ministério Público do Estado de São Paulo em Franca e coordenador do 7º Núcleo Regional do CEAF/ESMP em Franca, Claudio Luis Watanabe Escavassini, que também é idealizador do Instituto Escuta Ativa e fará a abordagem do tema “Formas de violência, crimes e medidas protetivas”.

Às 10h10, as delegadas das Delegacias de Defesa da Mulher de Ilha Solteira e Andradina, Carolina Tucunduva e Michelly da Silva Miliorini, falarão sobre a Delegacia de Defesa da Mulher e sua Especialidade. Às 10h40, o juiz da 3ª Vara da Comarca de Andradina, Pedro Luiz Fernandes Nery Rafael e a promotora da 2ª Promotora de Justiça de Mirandópolis, Renata Andreia dos Santos, levarão ao público o tema “Atendimento de autores de violência – Grupo Reflexivo para Homens”.

Já às 11h10, a advogada, idealizadora do Instituto Escuta Ativa e co-coordenadora da Comissão de Combate à Violência contra
Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Franca, Carolina Gonçalves de Oliveira Escavassini, trará “Abordagem no atendimento de vítimas de violência” como tema.

O presidente do Ciensp, Cristiano Eleutério Soares da Silva, informou por meio de ofício as autoridades municipais de toda a região sobre a realização do evento, cuja capacitação têm como público alvo, prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais, membros do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, policiais Civis e Militares, advogados e profissionais de Saúde e de assistência social.

Às inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo link – https://forms.gle/7L2CLhVQbDMmRNqD9. Haverá emissão de Certificado de Participação, sendo necessário realizar a inscrição prévia, participar do evento e registrar presença, para obtê-lo.