Autoridades de Ilha Solteira participam de confraternização do Projeto GAMO

Departamento de Comunicação

O prefeito Otávio Gomes, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karla Benicá Gomes, e o vice-prefeito, Dr. Emanuel Zinezi, participaram na manhã desta segunda-feira (13) de um ” Café da Manhã ” de confraternização do Projeto GAMO (Grupo de Apoio Multiprofissional à Obesidade).

Também estiveram presentes a secretária de Saúde, Eliana Covre, a diretora em Atenção Especializada em Saúde, Lélia Lofego e a enfermeira chefe Márcia Raquel. O município tem uma experiência exitosa no cuidado de pacientes em obesidade grau II e III na Atenção Primária à Saúde, e um dos fatores deste êxito, é o Projeto GAMO que dá auxílio às pessoas do município que participam do grupo.

Experiência Exitosa em Ilha Solteira no cuidado de pacientes em obesidade Grau II e III na Atenção Primária à Saúde.

Saiba mais sobre o Projeto GAMO

EM BUSCA DE MELHOR ATENDIMENTO E O RESULTADO FINAL LEVOU A IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO

A obesidade gera impacto negativo e oneroso no Sistema Único de Saúde (SUS). E muitos pacientes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) tem a expectativa de realizarem a Cirurgia Bariátrica. No intuito de oferecer melhor acolhimento e atendimento a estes pacientes, a Saúde do Município elaborou um fluxo para abordagem conjunta de 12 meses com médico, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta em grupo para oferta de um cuidado longitudinal em tempo real e promover o autoconhecimento, motivação e autonomia para o cuidado com a obesidade.

OBJETIVO DO SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL

O objetivo da elaboração de um fluxo de acompanhamento multiprofissional foi para oferecer acesso a todas as possibilidades de cuidado da atenção primária à saúde por meio do apoio amplo em tempo real e imediato a pacientes em obesidade grau II e III, que buscam o serviço de Cirurgia Bariátrica ou não.

Também promover o cuidado longitudinal e melhor atenção à Obesidade grau II e III com melhora do quadro metabólico. Melhora do estado emocional como ansiedade e estresse; Além da perda de peso e motivação ao autocuidado, sem a possibilidade imediata de realizar a Cirurgia Bariátrica.

METODOLOGIA UTILIZADA NOS ATENDIMENTOS

Os atendimentos clínicos nas Estratégias da Saúde da Família (USF) convidam indivíduos masculinos e femininos com obesidade (IMC > 35 kg/m², idade > 18 anos). Os encontros duram 1 hora com temas voltados para o comportamento alimentar e outros sem dietas restritivas.

NOVOS PARTICIPANTES: OS ENCONTROS SÃO CONDUZIDOS PELA EQUIPE

Os novos participantes que chegam são encaminhados para atendimentos individual, médico e psicológicos após o acolhimento em grupo, os demais recebem acompanhamento conforme a evolução e necessidade. São convidados em horários alternativos para o grupo, de Cinesioterapia, Pilates Adaptado e Hidroterapia.

OS RESULTADOS DOS ATENDIMENTOS MULTIPROFISSIONAIS

A experiência se mantém com boa aceitação e adesão pelos munícipes. Mantemos um número acima de 15 participantes e máximo de 20 em ambos os grupos femininos. Todos os participantes, tanto masculinos quanto femininos, têm relatado mudanças em suas rotinas com melhora nas escolhas alimentares e introdução da atividade física, reduzindo o sedentarismo e diminuindo a obesidade pela perda de mais de 10% do peso corporal, resultando em menos dores e mais satisfação.

Um dos mais significativos dos resultados é a melhora da autoestima e motivação ao cuidado. Diminuição da ansiedade e do estresse decorrente da espera por outras intervenções no quadro da obesidade, como também autoconhecimento.

PARA MELHORAR O ATENDIMENTO E OBTER MELHORES RESULTADOS, FOI CRIADO O GAMA (GRUPO DE APOIO MULTIPROFISSIONAL A OBESIDADE)

Os usuários, que se apresentavam nas ESF com relatos de tentativas frustradas nas propostas de cuidado, desmotivados e com um aumento no desejo de realizar a Cirurgia Bariátrica pelo município, nos levou a implantação do Grupo de Apoio Multiprofissional à Obesidade (GAMO), que tem demonstrado satisfação com o serviço oferecido pelo usuário e interesse da população, aumentando a procura pelo serviço.

Intervenções baseadas na mudança de comportamento e um cuidado não fragmentado, como o GAMO, se fez importante. Temos boa adesão nas ESF o que fortalece a continuidade do cuidado pelos profissionais, possibilitando uma análise mais assertiva da real necessidade e viabilidade da Cirurgia Bariátrica, evidenciando as potencialidades do SUS na Atenção Primária à Saúde do nosso município e melhorando a qualidade de vida dos nossos usuários em quadro de Obesidade Grave.