“lavouras e pastagens estão secas; município está a quase 5 meses sem chuva”
José Carlos Bossolan
O assentado Carmo Souza Júnior, usou seu perfil no Facebook para mostrar o sofrimento que os produtores estão passando com a estiagem prolongada e últimas geadas que assolaram grande parte da plantação e pastagem.
“Nós pequenos agricultor, estamos de joelhos pedindo a Deus para que tenha misericórdia de nós que sofremos muito com isto, e além disso o prejuízo é auto demais estamos lutando contra a seca e estiagem, muito triste e é desanimador, mais com tudo isto ainda tenho orgulho de ser agricultor, e vou lutar para que tenhamos dias de glória” – escreveu na tarde desta quarta-feira (04/08).
No vídeo, é possível ver diversos pés de frutas totalmente ou parcialmente queimados pela geada. Pés de coco, mangas, goiabeira não estão conseguindo segurar os frutos ainda verdes que caem do pé. Bananeiras também estão praticamente todas destruídas, assim como um canavial e a pastagem.
Segundo dados da Estação Agroclimatológica de Castilho (projeto Cana em parceria entre a Embrapa Solo, Viralcool e UDOP), a última chuva que aconteceu no município de Castilho foi de 22,9 mm em 08 de março. De acordo com institutos meteorológicos, não há previsão de chuvas para Castilho nos próximos dias que possam mudar o atual senário de escassez de chuvas.
No dia 28 do mês passado, Carmo Junior já havia feito outra postagem onde aparecia a pastagem tomada pela geada.