Araçatuba tem projeto selecionado para Mostra de Experiências da Vigilância Socioassistencial do Estado

Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba teve um projeto selecionado para a Mostra das Experiências dos Municípios de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, que será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, na Faculdade de Direito da USP. O projeto local está entre as dez experiências selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, de um total de 48 propostas analisadas. É a única iniciativa da região pertencente à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads Alta Noroeste) escolhida.

TEMA

Com o tema “Movimenta Suas: (Re)Conhecendo os sujeitos e seus territórios”, o projeto integra o eixo 1 – Produção e Análise de informações Territoriais da mostra, que reconhece boas práticas locais que fortalecem a gestão e o planejamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O projeto foi elaborado pela equipe da Vigilância Socioassistencial, composta pelos servidores Laide Cristina da Silva Julioti, Natasha de Oliveira Silva, Fernando Dalton da Silva Melo, Vitória Maria Machado de Oliveira e Leandro de Araújo Martin.

PROTAGONISMO REGIONAL

Conforme Laide, diretora do Departamento de Gestão, a seleção representa o reconhecimento público e técnico do trabalho desenvolvido no território e reforça o protagonismo regional de Araçatuba em promover políticas públicas inovadoras voltadas à vigilância, planejamento e gestão da assistência social. “Ser o único município da região nessa condição reforça o valor estratégico e simbólico desse fato. Demonstra que as práticas locais foram consideradas como exemplarmente articuladas, inovadoras ou de alto impacto, capazes de dialogar com diretrizes da Política Nacional de Assistência Social”, comemorou.

MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS

A mostra é uma das ações do Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, que fortalece a produção, análise e o uso de informações territoriais, contribuindo para o aprimoramento da gestão e do planejamento das políticas públicas do Suas. As dez iniciativas selecionadas foram avaliadas por uma banca técnica, com base nos critérios previstos no edital 01/2004, que considerou coerência temática, relevância da prática para a consolidação da Vigilância Socioassistencial, potencial de replicabilidade e impacto na gestão local.

Durante a mostra, as experiências dos municípios escolhidos serão apresentadas, integrando a programação do evento. O encontro reunirá representantes de todas as macrorregiões do estado, técnicos municipais e estaduais, além de convidados nacionais.