“ex-vereador andradinense disse que não havia mais clima para permanecer no ninho tucano”
José Carlos Bossolan
O ex-vereador andradinense, Joaquim Justino da Silva – Joaquinzão deixou o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), após quase 2 décadas de filiação no partido. Vereador por 2 mandados e presidente da Câmara em 2014, o político andradinense se filiou nesta segunda-feira (11/04) ao Solidariedade.
“Fui presidente do Diretório do PSDB de Andradina, vereador por dois mandatos, mas não tinha clima para permanecer no partido. Todos acompanharam como foi conduzida à última eleição, com colegas de partido tentando me derrubar, então fiz a opção que achei mais correta neste momento” – comentou Joaquinzão por telefone com nossa reportagem.
Joaquinzão informou que após sua filiação ao Solidariedade, abonada pelo presidente nacional da agremiação e deputado federal, Paulo Pereira da Silva – Paulinho da Força, esteve com seu amigo pessoal Marco Pilla para anunciar a mudança. “O Paulinho da Força me convidou para filiar ao partido. O reconhecimento que estou tendo hoje pelo Solidariedade, não tive ultimamente no PSDB. Recentemente o Pilla e o Edgar me convidaram para ser candidato a deputado estadual, mas deixei claro que não vou me candidatar, e estou anunciando em primeira mão que vou apoiar os dois companheiros de partido, Paulinho da Força para deputado federal e o Jamil Ono para deputado estadual. Fui procurar o Pilla por que é meu amigo de muitas décadas e é quem me convidou a filiar no PSDB, mas hoje visto a camisa do Solidariedade” – comentou o ex-vereador.
Segundo Joaquinzão, o motivo pelo apoio ao Paulinho da Força se dá pelas inúmeras emendas que o deputado federal encaminhou para Andradina atendendo seu pedido, mesmo estando em outro partido e no caso do ex-prefeito Jamil Ono, é pelo fato de ter feito uma boa administração e também pela ausência de um representante para a região.
Já em relação ao prefeito Mário Celso Lopes, Joaquinzão disse que só conversou uma única oportunidade após às eleições de 2020, em um evento no conglomerado de lojas de familiares do chefe do executivo que contou com a presença do governador Rodrigo Garcia. “Vejo que nem o prefeito e tão pouco o PSDB tiveram o mínimo de consideração pela minha pessoa, então qual motivo eu teria para ajudar o partido que na última eleição me sacaneou, fez o possível para impedir minha reeleição? O passado já foi e daqui em diante vamos ajudar quem nos ajuda, reconhece nossa importância, e principalmente quem fez algo importante para a população de Andradina, dos assentamentos e famílias mais carentes” – finalizou Joaquinzão.
O presidente do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Andradina e região), William Marciano Moro e filiado ao partido comemorou a filiação do ex-vereador entre 2012 a 2020. “O Joaquinzão deu grande contribuição para Andradina como vereador e para a região como sindicalista. Aos poucos estamos fortalecendo o Solidariedade não só em Andradina, como na região, sempre buscando grande quadros da política regional. Agora é começar arregaçar às mangas para que os candidatos do partido em outubro sejam bem votados na região e consigam manter e quem sabe aumentar às cadeiras do partido na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo” – analisa William Moro.
Antes mesmo da eleição passada, o próprio deputado Paulinho da Força havia feito o convite para Joaquinzão se filiar ao SD, mas o ex-vereador optou em permanecer no ninho tucano. O nome de Joaquim Justino já foi lançado no sistema eleitoral pelo novo partido.