Em 2019, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção da apicultura brasileira atingiu 45,9 mil toneladas de mel, volume 10,60% maior que em 2017, porém insuficiente para incluir o país na lista dos 10 maiores produtores do mundo. A produtividade do mel brasileiro ainda é baixa quando comparada a outros países. Com iniciativas como esta da Embrapa, podemos melhorar a capacitação dos nossos apicultores para oferecer melhores condições de desenvolvimento ao setor. O Brasil tem uma imensa biodiversidade de paisagens florísticas e biomas, o que garante uma multivariedade de sabores. Faltam mais produtores que aceitem este desafio de produzir o melhor mel do mundo
Secom CONAFER
Os agricultores com interesse no setor da apicultura e com vontade de iniciar uma produção de mel, têm a oportunidade de entrar neste mercado em expansão com o curso online gratuito da Embrapa para criação de abelhas, em que será possível se capacitar para começar a criar abelhas africanizadas Apis mellífera, as abelhas com ferrão, também conhecidas como europeias em algumas regiões.
A Embrapa está oferecendo o curso online Apicultura para iniciantes na plataforma e-Campo. A capacitação é gratuita e a oferta é contínua, ou seja, o interessado poderá inscrever-se a qualquer momento daqui em diante. <> https://www.embrapa.br/e-campo/apicultura-para-iniciantes.O curso, com carga horária de 20 horas, é composto por seis módulos, que apresentam informações detalhadas sobre as abelhas e sua criação no Brasil, orientações sobre os produtos das abelhas, materiais e equipamentos apícolas, instalação e povoamento do apiário e conclui com o manejo das colônias.
Ao final do curso, o participante deverá reconhecer diferentes tipos de abelhas, em especial a abelha africanizada Apis mellifera, e apresentar aspectos da atividade apícola no Brasil.
Veja algumas das capacitações do curso:
– Listar os produtos das abelhas e suas principais características, composição e utilização;
– Reconhecer os materiais necessários para a criação de abelhas e suas respectivas funções;
– Identificar as características adequadas do local para a instalação de um apiário;
– Identificar as vantagens as formas de obtenção de enxames, suas vantagens e desvantagens e indicar técnicas de manejo das colônias de abelhas no apiário.
O mercado
Com Paraná e Rio Grande do Sul rivalizando pelo posto de maior produtor, os outros estados se acomodam nas demais posições do ranking do mel. O Piauí é o terceiro, com 5.024 toneladas, seguido por São Paulo (4.527), Minas Gerais (4.227), Santa Catarina (4.081), Bahia (3.942), e Ceará (2.677). 33% dos brasileiros consomem mel diretamente do produtor no intuito de reduzir o risco de comprar mel adulterado. O segundo local de procura de mel é em supermercados (22,7%) e o terceiro em farmácias (13,1%).
Para mais Informações sobre o curso: e-campo.meio-norte@embrapa.br
Com informações da Embrapa.