Assessoria de Comunicação
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes recebeu a visita do vereador André Lopes em seu gabinete para anunciar um recurso de R$ 250 mil de uma emenda parlamentar do deputado Rogério Santos (MDB) para investimentos no Horto Municipal. O prefeito acredita que o apoio financeiro chegou na hora certa e vem de encontro com os planos do Governo de Andradina para revitalizar o local.
“O antigo Zoológico Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade, na Vila Passarelli, vai receber obras de revitalização que começam agora e os recursos adicionais vão garantir que vamos devolver o espaço para as famílias andradinenses”, disse Mário Celso. Num tempo em que sustentabilidade é uma das maiores preocupações da humanidade, o projeto de transformação da área em um “Horto Municipal” pretende pôr um fim ao desuso da área localizada em área urbana, com uma reserva com espécimes da Mata Atlântica, mantidas desde a colonização da cidade.
“Nossa ideia é criar um espaço de ecoturismo, com estruturas que interajam com a natureza sem degradá-la, com playgrounds, arena beach, academia ao ar livre PUMA, pista de caminhada ecológica, enfim, umspaço de convivência pra atividades de cultura e esportes em contato com a natureza”, disse André Lopes.
Fechamento
O zoológico foi fechado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em 2005. O Zôo já tinha sido interditado em fevereiro de 2004, após o IBAMA constatar uma série de irregularidades na infraestrutura e determinou as obras para que ele reabrisse ao público. Como todas as exigências não foram cumpridas pelo município, o Ibama decidiu pelo fechamento, com a transferência dos 69 animais que haviam na época.
Sob a alegação de que a prefeitura não tinha condições de arcar com as despesas da reforma de acordo com os critérios do instituto. Mais tarde o local passou para o setor de Educação, mas teve investimentos mínimos que se degradaram com o tempo. A atual administração recebeu o local em extrema situação de degradação e agora implementa o projeto de reabertura, não como um horto Educacional, que é fechado ao público, mas como um espaço de lazer, diversão e aprendizado ambiental para todos os andradinenses.