Andradinense brilha em mundial de Judô e está rumo às Olimpíadas

Assessoria de Comunicação

Uma andradinense fez o Brasil voltar a brilhar neste domingo (20) nas disputas do Grand Prix de Zagreb de Judô. Karol Gimenes, a carateca que mudou de modalidade e está conquistando o mundo do Judô, ganhou a medalha de ouro na categoria até 78 kg e assegurou ao Brasil o topo do ranking de medalhas da competição. 

Foto Noticia Principal Grande

Rafael Macedo, na categoria até 90 kg, e Leonardo Gonçalves, na categoria até 100kg, asseguraram mais duas medalhas de bronze, e assim o Brasil encerrou o Grand Prix com cinco medalhas conquistadas. Competindo na categoria até 78kg, a brasileira, que pela primeira vez competiu em um torneio internacional, venceu a sua luta de estreia contra Khuslen Otgonbayar, da Mongólia.

Em seguida superou Moira De Villiers, da Nova Zelândia e se classificou para as quartas de final, se colocando na disputa por medalhas. A adversária foi a britânica Emma Reid e Karol venceu mais uma, carimbando a vaga nas semifinais. O combate das semifinais foi contra a Lieke Derks, dos Países Baixos.

Karol Gimenes encaixou um belo ippon na metade do combate e se garantiu na final da categoria, contra a ucraniana Yullia Khurchenko. Na luta final, a brasileira vinha fazendo uma disputa equilibrada até encaixar um belo wazari, já imobilizando a ucraniana até o ippon, que assegurou Karol como a campeã da categoria até 78kg. Samanta Soares também competiu na categoria e foi superada na sua segunda luta.
 
Trajetória

A judoca andradinense Karol Priscila Bueno Salvador Gimenez começou no Karatê na escola Shobukan, em Andradina e em Barretos migrou para o Judô. Karol sempre teve vocação para o esporte orientada por seus primeiros professores, o Júnior Pedrosa e o Lucas Borges.
Quando a família de Karol se mudou para Barretos não havia escolas de Karatê disponíveis e ela migrou para o Judô, apaixonando-se de vez pela nobre arte de origem oriental.
 
Mesmo enfrentando muitas dificuldades e muita falta de apoio no início, a menina prodígio persistiu e neste domingo (20), foi coroada por todo seu esforço desde muito nova. Ela representa o E. C. Pinheiros e está rumo às Olimpíadas. (Com informações de Manoel Messias)