Andradina investe em prevenção da Covid sem tirar o olho do cadastramento SUS

Secom

Com 85% leitos para tratamento da Covid 19 ocupados, a Secretaria de Saúde de Andradina investe pesado na prevenção e afirma que não se pode perder de vista o cadastramento do SUS, que é a maneira eficaz da saúde descobrir onde estão e quantos são os andradinenses no alvo da campanha da vacinação.

Em um vídeo divulgado pela Saúde, João Leme e a coordenadora da ação primária da saúde do município, Carla Back falaram da importância do trabalho de cadastramento populacional. Segundo a enfermeira Carla Back o cadastramento poderá ser feito pelos Agentes Comunitários de Saúde que passarão nas casas também à noite e nos fins de semana, presencialmente nas Unidades Básicas de Saúde e também estará à disposição através de um link no site da Prefeitura de Andradina Já na semana que vem.

Carla Back explica que o cadastramento é uma exigência do SUS. Por meio do cadastramento é que irão conhecer a realidade da população andradinense e os problemas de saúde enfrentados. Com base nesse levantamento é que serão destinados os recursos e elaborados os projetos de atendimento. Por isso o cadastramento é tão importante.

A Secretaria da Saúde reforçou que os dados serão arquivados para uso apenas da pasta e que será mantido o sigilo. Para a secretaria, é preciso conhecer a realidade da população para planejar as ações e melhorar o atendimento.

Santa Casa busca mais leitos de UTI

A direção da Santa Casa de Andradina, o único hospital da cidade, está em busca de mais 10 leitos na UTI Covid para garantir que a infraestrutura continue dando conta do atendimento a pacientes infectados. A ampliação já fazia parte de um plano de expansão da diretoria, que com boa interação com a saúde estadual, teve a solicitação atendida e que em poucos dias, após a confirmação do Departamento Regional de Saúde (DRS), colocara a disposição a população, esses novos leitos.

Segundo informações divulgados pela assessoria de imprensa do Hospital, a ala Covid segue com o limite máximo de ocupação pela segunda semana consecutiva, chegando a momentos críticos de 100% de ocupação, principalmente de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O hospital de Andradina é referência estadual, tanto em estrutura quanto em atendimento, em parceria com o Governo do Estado e por isso está antecipando seu plano de ampliação para a abertura de novos leitos que vão aliviar a demanda regional.

Atualmente estão ativos 25 leitos em área isolada, 9 de enfermaria, 4 de pediatria, 2 para convênios e 10 leitos de UTI, ressaltando ser uma unidade separada da UTI do hospital que segue atendendo as demais demandas da população que não pararam devido a pandemia.

A expectativa é que 20 leitos de UTI Covid no hospital vai ajudar a aumentar a esperança pela recuperação aos pacientes e familiares que tem sintomas agravados pelo vírus.