Secom
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes decretou estado de epidemia de dengue na cidade nesta quinta-feira (25). Segundo dados da Secretaria de Saúde de Andradina isso aconteceu após a confirmação de 595 casos positivos da doença em janeiro, fevereiro e março.
Os números representam mais de 50% dos casos apurados em todo o ano de 2020, onde foram apontados 1.182 casos. Ainda não houve em 2021 nenhuma morte causada em decorrência da contaminação pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. São João e Jardim Europa são os bairros com os maiores números de casos da doença.
No geral Andradina aparece no mapa “pintada de vermelho” não existindo nenhum bairro, a não ser o Centro com boas condições em relação à doença. A Dengue cresceu silenciosamente à sobra do combate ao Coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, o grande número de terrenos sujos e não fiscalizados até o final da administração passada pode ter sido responsável pelo crescimento da doença em Andradina.
As equipes do Almoxarifado Municipal, Fiscalização e Meio Ambiente trabalham praticamente sete dias por semana para realizar a limpeza de áreas públicas e particulares para amenizar a situação da doença em Andradina, principalmente no período das chuvas.
Crítica
Diante da situação crítica estão sendo definidas estratégias mais rígidas de combate à doença que vão desde a aplicação de multas para locais em que forem encontrados sujos e com larvas do mosquito Aedes aegypti, como uma forma de fazer com que donos de imóveis, locatários ou responsáveis mantenham suas áreas (edificadas ou não) devidamente limpas, até a realização de mutirões de limpeza.
A secretaria ainda pretende aumentar a atuação do trabalho preventivo para a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus.