José Carlos Bossolan
O presidente da Câmara de Castilho e vereador, Ailton Pereira de Souza, apresentou requerimento ao executivo, solicitando informações sobre a possibilidade do município estabelecer atendimentos de psicólogo e assistente social nas escolas do município, principalmente para acompanhamento de alunos com histórico de violência.
“A Lei 13935, diz que as redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais. Estamos pedindo a análise para otimizar o atendimento de psicólogo e assistente social aos alunos do nosso município, desde que esteja com necessidade de acompanhamento pelos profissionais, se assim indicado pela equipe multidisciplinar que compõe a escola. Desta forma, os profissionais podem contribuir em nossa escolas em meio a este momento que estamos atravessando e não podemos medir esforços para mudar esta realidade de surgimento do aumento de violência nas escolas” – comentou o vereador Ailton Pereira.
Segundo o presidente do legislativo, a medida de acompanhamento profissional poderá ajudar alunos com envolvimento em algum caso de violência, remediando situações para que não acarrete nenhum mal ou danos a sociedade. Ailton Pereira, argumenta que tais profissionais poderão identificar situações que podem culminar com o surgimento de causas que motiva agressões, como situação sociais que envolva a familiar e a sociedade de um modo geral.
A proposta do vereador é que o acompanhamento com os profissionais seja estendido tanto para alunos da rede municipal, como estadual de ensino.