Agricultura encerra curso de cogumelos com visita técnica à Unesp

Marco Apolinário/JPN

O curso gratuito de “Produção e Colheita de Cogumelos Shitake e Shimeji” promovido pela prefeitura de Castilho através da SEAPE – Secretaria de Agricultura e Pecuária foi finalizado com chave de ouro na terça-feira (29), quando os alunos tiveram a oportunidade de visitar a unidade da UNESP em Dracena. A visita técnica com os produtores locais teve como objetivo apresentar aos alunos tanto a biologia quanto o ciclo de vida dos cogumelos, observando suas diferentes etapas de produção, que vão da inoculação à colheita propriamente dita.

Com cinco dias de duração (24 a 30/04) e uma carga horária de 48 horas, o curso gratuito oferecido pela SEAPE em parceria com o Sindicato Rural de Andradina, FAESP, SENAR e SEBRAE, também ensinou aos produtores castilhenses como realizar a comercialização dos cogumelos. “Os conhecimentos transmitidos nesses cinco dias pela instrutora Suzana Lopes de Araújo, foram bastante elogiados pelos produtores, por abranger todas as etapas que vão da formulação ao preparo, inoculação e condicionamento de substrato, colheita e embalagem dos cogumelos. Além disso, ela explicou com muita facilidade sobre as estruturas necessárias para cultivo de cogumelos e sobre os cuidados na pós-colheita para garantir alimentos de excelente qualidade”, avaliou a servidora pública Larissa Camata, da Secretaria Municipal de Agricultura.

Segundo Larissa, a própria Suzana é produtora dessas variedades de cogumelos, o que tornou as aulas ainda mais dinâmicas e produtivas para os 18 Produtores Rurais castilhenses que participaram dessa maratona do conhecimento. Sobre a visita técnica, o vice-prefeito e secretário da pasta, João Gabriel Passarini de Oliveira, disse que o objetivo da Administração é assegurar que os nossos produtores possam se capacitar adequadamente como profissionais para cultivar cogumelos com qualidade, utilizando técnicas eficazes para as diferentes espécies de interesse.