Agentes encontram celulares e drogas em Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

“ao menos 10 celulares e maconha foram localizados pelos agentes no mês passado”

No dia 17 de outubro, em vistoria na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, agentes localizaram ao menos 10 celulares e maconha na Ala de Progressão da unidade prisional, voltada para população carcerária feminina. As detentas suspeitas de estarem de posse dos objetos foram isoladas pela direção da instituição. A informação foi confirmada por servidores.

Procurada, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), informou que – “durante revista realizada na Ala de Progressão, da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no último dia 17 de outubro, foram apreendidos celulares, carregadores, fones de ouvido e droga similar a maconha.  Às reeducandas foram isoladas preventivamente para apuração dos fatos, bem como solicitado judicialmente a sustação cautelar do regime semiaberto. Foi registrado boletim de ocorrência e o material apreendido foi encaminhado para a Polícia Civil”.

Segundo informações obtidas por nossa reportagem, ao menos 15 detentas foram transferidas para o Pavilhão Disciplinar. Inaugurada em agosto de 2011, a unidade prisional voltada para abrigar detentas em regime fechado, provisório e semi-aberto, tem capacidade de lotação para 718 encarceradas, mas atualmente a população carcerária é de 605, segundo dados da SAP de 1 de novembro.

Ainda de acordo com a SAP, a Ala de Progressão, onde foram encontrados os objetos tem capacidade para abrigar 72 reeducandas, mas abriga atualmente 88.