“A Política é a ciência da governança de uma Nação, estado ou região, também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. O ano de 2022 será marcado novamente pelas eleições, instrumento esse utilizado para estabelecer quem será o representante daquilo que é público e dos interesses de uma região, comunidade”
Flávia Gomes/Hoje Mais Andradina
Em meio ao atual cenário político, o eleitor mostra-se cada vez mais desacreditado. O vereador Guto Marão se preocupa como a ferramenta mais importante, o voto, não está sendo usada para unir forças e ajudar Andradina e região no caminho do desenvolvimento. “Hoje, se fala em criar a regional Andradina, isso é um passo muito importante e que abrirá muitas oportunidades para toda a região nas esferas estadual e federal, não passando mais por Araçatuba, temos que fazer nosso povo acordar e parar de picuinhas politicas para juntos, elegermos um representante estadual e federal”.
Guto explica ainda que cada deputado federal possui uma cota individual de pouco mais de R$ 60 milhões por mandato (4 anos), que podem ser destinados a um máximo de 25 emendas diferentes por ano, onde metade do valor das emendas precisa ir para a saúde. “Seguindo essa lógica, podemos afirmar que se hoje Andradina e região tivesse um deputado federal, as Santas Casas e Hospitais da nossa região poderiam não estar passando por dificuldades, além disso, poderiam ampliar o seu atendimento, qualificar as equipes e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, comenta ele.
Além dos deputados federais, Guto comenta que as bancadas estaduais também podem apresentar emendas ao orçamento. “No caso dos estados são permitidas duas emendas que liberam até 0,8% da receita corrente líquida, o que significa milhões no ano. Precisamos acordar, pois são mais de 20 anos sem um deputado federal e estadual genuinamente de Andradina e região, o que se perdeu de recursos durante esse período?”, indaga ele.
Enfim, o vereador diz que chegou a hora de Andradina e a região pensarem em nomes para eleger representantes genuínos nas esferas federal e estadual. “Independente da cor partidária e, para que isso se concretize, é necessário que superemos as vaidades e os egocentrismos de uma cidade e região que possuí planos como metrópole, mas ainda age como província”- finaliza Guto Marão. “E que venham os nomes…”