Secom CONAFER
A CONAFER segue produzindo solidariedade, ajudando pessoas em situação de rua e famílias carentes. Mas os animais abandonados, em abrigos e nas casas de protetores que os resgatam não são esquecidos. O +Ações Brasil, coordenado pela Diretoria de Ação Social e Inclusão (DASI), além do “Prato Amigo”, “Despensa Cheia”, “Curumim Feliz”, “Pratique o Autocuidado” e o “Sopão Solidário”, realiza o projeto “Uma Ação Animal”, entregando ração para cães e gatos, além de muito carinho às pessoas que cuidam deles. A ação já está presente em 6 estados, e segue avançando pelo país
A Confederação acredita, firmemente, que a solidariedade não conhece fronteiras, e por meio de sua Diretoria de Ação Social e Inclusão (DASI), está empenhada em promover uma transformação nas vidas de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade nas 27 unidades federativas. Nesta semana, equipes da DASI, Levaram “Uma Ação Animal” à comunidade Britanite, no bairro Tatuquara, em Curitiba, capital do Paraná. Foram entregues 15 kg de ração para gatos, potes e 20kg de ração para cães, prestando apoio uma segunda vez para os animais da comunidade que são muitos, e necessitam dessa atenção e cuidado, atendendo dessa vez também os gatos. A comunidade estava recebendo a prefeitura de Curitiba para castração e vacinação dos cães e gatos, quando a equipe da CONAFER aproveitou para fazer a distribuição das rações.
Outra atuação do projeto “Um Ação Animal”, deu-se na casa de Izabel, na cidade do Lobo, em Porto Velho, Rondônia. Izabel conta que “muitas pessoas abandonam cachorros, e resgatamos e cuidamos com muita dificuldade, pois as despesas são muito grandes”. Atualmente, a família cuida de 40 cachorros, demonstrando o amor e o cuidado da família com os animais.
Uma “Ação Animal” nos levou até a Carla, no Ramal do Brasileirinho, Km3, em Manaus, capital do Amazonas.
Há 27 anos, e com apenas 18 anos de idade, Carla iniciava sua jornada com os animais de rua. Sensibilizada com os bichos abandonados em caixas de papelão, Carla começou a agir. Ao longo dos anos, desenvolveu pequenas iniciativas sociais, como ajudar na castração de animais e conscientizar as pessoas. Com o tempo, percebeu que não poderia mais viver na cidade, devido ao número crescente de animais sob sua responsabilidade. Assim, há dois anos, comprou um terreno e mudou-se para a zona rural, onde hoje reside com mais de 100 animais resgatados, incluindo 46 cães e gatos, além de alimentar os que foram abandonados na estrada. Carla consegue ajudar mensalmente cerca de 20 animais, direta ou indiretamente, em um trabalho marcado pelo sacrifício, responsabilidade e dedicação.
Quem ficou muito feliz com a visita do “Uma Ação Social”, foi a senhora Antonia Paulino Ferreira da Costa, 47 anos, residente na cidade de Marizópolis, na Paraíba. Ela já há algum tempo vem se dedicando a cuidar de cachorros e gatos que vivem abandonados nas ruas. Além de vários bichinhos que tem em casa, onde tem um criadouro, também diariamente sai pelas praças do município, alimentando os animais que vivem nesses locais.
Em Brazlândia, no Distrito Federal, Michele dedica-se ao resgate de animais de rua, cuidando de 30 gatos em sua residência, além de outros 37 provenientes das ruas. Ela também presta auxílio a 30 cães e 30 gatos que habitam um acampamento de sem-teto, localizado às margens da BR-080.
“Uma Ação Animal” já está em 6 estados brasileiros, com distribuição de rações para cães em situação de vulnerabilidade e para os cuidadores que resgatam esses animais. E assim, todas as quintas-feiras, além de prover com alimentação, a diretoria apoia os adotantes, adquirindo ração conforme a demanda dos abrigos nos estados participantes. Uma iniciativa que busca melhorar as condições de vida de milhares de cães e gatos abandonados em todo o Brasil.
.