Assessoria de Comunicação
Os números são muito expressivos. Segundo o registro estadual que monitora o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todos os municípios paulistas, Castilho já imunizou 64,1% de sua população. Mas estes números não incluem o batalhão de jovens de 18 a 20 anos que devem se dirigir ao Centro Integrado de Saúde até as 20h de hoje, dia 14 de agosto.
Para a secretária de Saúde, Márcia Zoteli, este é um momento histórico para os castilhenses e sinaliza o compromisso da população e governo municipal no combate a esta pandemia que há mais de um ano e meio vem mudando completamente a rotina social da nação. “Nossos casos de internações estão reduzindo significativamente e a taxa de óbitos tem se mantido estável. O Governo de São Paulo flexibilizou um pouco mais as regras de combate e pela primeira vez em pouco mais de um ano e meio, pudemos realizar pequenos eventos para celebrar o aniversário de nossa cidade. Nestes poucos e limitados, porém significativos encontros, ficou evidente nos rostos de cada participante a necessidade e importância do convívio coletivo para a saúde mental e bem estar de todos os indivíduos. Mas este avanço não significa que podemos nos dar ao luxo de abandonar as medidas sanitárias preventivas. O uso constante do álcool em gel e lavagem constante das mãos, assim como uso obrigatório de máscaras e manutenção do distanciamento físico continuam vitais para que este avanço se mantenha e não tenhamos mais que nos despedir daqueles que amamos. A consciência de todos, neste momento, é ainda mais importante para que – num momento próximo, possamos retornar à normalidade”- pondera.
Até as 09h03 da manhã deste sábado, 14, Castilho já havia imunizado 13.091 pessoas acima de 20 anos com a 1ª dose da vacina. De acordo com as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde, este número pode facilmente chegar a 15 mil pessoas, considerando a aplicação das segundas doses que muitos ainda não tomaram nesta semana.
Aliás, Márcia Zoteli finaliza destacando novamente a importância daqueles que já foram vacinados com a 1ª dose conferirem suas carteiras de vacinação e seguirem corretamente o prazo para aplicação da segunda dose.