“Mostra dos trabalhos acontece em duas etapas, sendo a primeira no Engenho São João e a segunda na Praça da Matriz”
Assessoria de Comunicação
Se passaram sete meses desde que um grupo de artesãos locais decidiu se reunir para explorar novas ideias de divulgar seus trabalhos e alcançar maior espaço neste mercado variado e em constante crescimento. Foi assim que nasceu a Associação dos Artesãos de Castilho, grupo composto atualmente por 15 profissionais que produzem arte com produtos recicláveis, belíssimas peças em marchetaria, cabaças que ornamentam qualquer espaço da casa ou escritório, variadas técnicas de pintura, bordado, crochê, produção de bonecas exclusivas, belas redes confeccionadas manualmente, esculturas em diferentes materiais, artesanato com pedras e muito mais.
O grupo é presidido pelo artesão e culinarista Miguel Luques, cujos trabalhos em artes plásticas, biscuit e agora com pedras, já são velhos conhecidos dos castilhenses e também de vários outros estados brasileiros. Na vice-presidência está ninguém menos que Givanildo Rodrigues – o popular “Chiquim”, cujas técnicas de pintura estão estampadas em diversos prédios comerciais e áreas de lazer em residências de toda a cidade, compondo parte do cenário urbano de Castilho.
Em comum, os membros da Associação possuem dois ingredientes básicos responsáveis por toda esta diversidade cultural: todos eles produzem peças de elevada qualidade técnica e buscam conquistar ainda mais espaço no mercado ao mesmo tempo em que elevam o nome da cidade que retornou aos trilhos para obter o tão almejado título de Estância Turística.
“A ideia de criar esta Associação surgiu com a observação de que o cicloturismo é uma realidade não apenas local, mas também na região, atraindo diversos consumidores potenciais para o nosso município. Acompanhando a evolução e empenho da Prefeitura para transformar esta atividade em atrativo turístico, pensamos que seria uma boa ideia realizar uma exposição no Engenho São João para mostrar nossos trabalhos aos visitantes. Entramos em contato com a Valéria, que nos acolheu com muito carinho e se colocou à inteira disposição para realização deste evento”, explica Miguel.
O resultado desta primeira parceria com o Engenho São João é uma exposição que acontecerá neste próximo sábado, dia 07 de agosto, com início às 07h da manhã e previsão de encerramento às 12h. Aqueles que não puderem visitar esta primeira exposição coletiva dos trabalhos do grupo, terão nova oportunidade de conhecer a variedade de peças no dia seguinte, domingo, na Praça da Matriz, onde os stands estarão montados a partir das 08h e permanecerão expostos até o meio dia.
“Nós, membros da Associação dos Artesãos de Castilho, ficaremos imensamente gratos com a presença de todos os interessados em nossa primeira exposição cultural. Com certeza, vocês irão se surpreender com a variedade e qualidade dos trabalhos apresentados nestas duas oportunidades. Lembrando que os artesãos estarão comercializando seus trabalhos e aceitando encomendas” – finalizou Luques.
Além do Engenho São João, o evento programado em duas etapas para este final de semana, conta com total apoio da SAMAT – Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo; da Prefeitura e Câmara de Castilho, assim como do Conselho Municipal de Turismo.