Verdadeira obra de arte, lançamento do livro Rios do Oeste foi sucesso absoluto

“publicação é de autoria do repórter fotográfico Moisés Eustáquio”

Antônio José do Carmo

O jornalista Moisés Eustáquio realizou na noite da sexta-feira (16/07), a primeira noite de autógrafos, para lançamento do seu livro fotográfico e legendado “Rios do Oeste”. Foi um projeto realizado por vários anos.

“Moisés e familiares”

Entre os colaboradores para reunir o grande acervo fotográfico de toda região, se apresentaram Donnega do “Expedições Donnega” e seu filho Poti. Donega contou história bem humoradas sobre as dificuldades que enfrentaram para documentar lugares, onde enfrentaram chuva, frio e pouco conforto para as refeições.

O prefeito de Murutinga do Sul Cristiano Eleotério disse que o trabalho de Moisés vai ajudar no desenvolvimento do turismo e na valorização das belezas naturais desconhecidas. Rose Francé, diretoria executivo do Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista, lembrou as dificuldades que Moisés encontrou para localizar os patrocinadores e obter apoio do Governo do Estado e de empresas privadas como Refrigerantes Poty e Rede Telecom. Rose também representou o presidente do CIENSP, prefeito de Ilha Solteira Otávio Gomes.

“Autor do livor é anunciado pelo jornalista Sidnei Ferreira”

O jornalista Sidnei Ferreira fez a apresentação do evento, que também contou com outros profissionais da área como Sérgio Nunes e Antônio José do Carmo. O assessor do deputado federal Fausto Pinato, Fabrício Quaresma, esteve presente, elogiou a iniciativa de produção do livro e estendeu convite para o lançamento do livro de Moisés no Congresso Nacional.

Fernando Magno, ex-assessor administrativo do Governo de Tamiko, afirmou que é possível conseguir mais recursos para outros projetos de natureza artística e cultural. O atual secretário de Cultura, André Lopes, enalteceu a iniciativa do projeto e afirmou que os rios da região são parte da história dos municípios.

O professor, ex-assessor municipal Rubens Romariz e atual assessor de Geraldo Alckmin, recordou a trajetória do autor, que sempre divulgou as riquezas da região de forma espontânea, sem nunca exigir ônus de ninguém. Outros convidados participaram da cerimônia, como o pastor Edmur José [1ª Igreja Batista], que abriu o evento com uma oração, ex-vereador Nilson Xavier [Murutinga do Sul], Anderson Zotelli [Procon de Mirandópolis], João Carlos [Progressista de Araçatuba], Alexandre Shirakawa [representante da Rede Telecom], Eleni [DRE], Márcia Maria [Conselho da Mulher Empreendedora da ACIA] e Luiz Yamahira [perito em licitações].

“equipe da APAE esteve acompanhando o evento”

Uma equipe da Apae, liderada pela diretora Lídia Nakaguma, atuou como parceira do evento e a identidade receberá parte da renda com a venda da obra literária. Esposa e familiares do autor do projeto prestigiaram a live de lançamento, ocorrida no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, obedecendo aos protocolos de distanciamento social e com público restrito.

O LIVRO

O livro traz um ensaio fotográfico de Moisés Eustáquio, que busca a beleza contida nas margens dos rios do interior paulista: Tietê, Paraná, São José dos Dourados, Parques Estaduais do Aguapeí/Feio e Rio do Peixe e seus afluentes. Visa apresentar o contexto dos rios em relação aos municípios de seus entornos, suas atividades comerciais, culturais e religiosas, esportivas e turísticas a diferentes públicos de modo que invoquem no leitor uma reflexão acerca de seus aspectos, sejam eles, de crítica socioeconômica, olhar turístico, preservação ou contemplativo