“Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: açaí (fruto), banana, cará/inhame, castanha de caju, manga e maracujá; os estados que integram a lista de junho são: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Sergipe”
Wilson Ribeiro/Secom CONAFER
A lista publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) traz os 6 produtos e os 10 estados contemplados com bônus de desconto no pagamento das parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). São itens que registraram queda de preço de mercado e terão descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito.
A lista com os produtos e os estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) vale para o período de 10 de junho a 9 de julho deste ano, conforme a Portaria Nº 24, da Secretaria de Política Agrícola.
Com base em pesquisa de preços de mercado efetuada pela Companhia Nacional de Abastecimento no mês passado, a CONAB, é publicada mensalmente a lista de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito a bônus do governo federal nas operações de crédito pelas instituições financeiras.
Na portaria de junho serão contemplados 6 produtos: açaí (fruto), banana, cará/inhame, castanha de caju, manga e maracujá. Os produtos que registraram queda de preço de mercado têm descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito. Os estados que integram a lista deste mês são: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Sergipe.
O recebimento de bônus do PGPAF ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Veja a Portaria Nº 24, da Secretaria de Política Agrícola
Para mais informações entre em contato com a equipe técnica pelos endereços eletrônicos: pgpaf.spa@agricultura.gov.br ou pronaf.spa@agricultura.gov.br
Com informações do Mapa