“Estratégia da Secretaria de Educação e Cultura é somar experiência com as áreas de Turismo e Comunicação da Prefeitura, visando reinserir Castilho no cenário cultural paulista”
Assessoria de Comunicação
Além da possibilidade de participação individual dos artistas do município em diferentes modalidades do programa #Juntospelacultura, a Secretaria de Educação e Cultura de Castilho montou uma verdadeira “força-tarefa” para planejar e viabilizar a presença competitiva dos artistas locais em outras modalidades que dependem da organização e participação da Prefeitura.
“Nossa região já apresenta um histórico louvável da participação de Ilha Solteira e Pereira Barreto, por exemplo, em outras modalidades mais abrangentes dos programas culturais incentivados pelo Governo Paulista. São os casos da Virada São Paulo, do Circuito SP e do Revelando SP, que desde o ano passado ganharam versões on-line para garantir o acesso à cultura através da internet durante este período de pandemia do coronavírus. Mas para participar destes eventos, o nível de organização exige a participação do Poder Público, ou seja, a Prefeitura” – explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Silvania Cintra.
O planejamento da participação castilhense nestes eventos começou na semana passada e ganhou forças nesta segunda-feira, 24, quando Silvânia convidou para compor a equipe de planejamento, representantes dos Artesãos locais e dos setores de Turismo e Comunicação Social da Prefeitura.
Os projetos em desenvolvimento serão apresentados à população após a devida inscrição dos mesmos junto à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do governo paulista. Mas a gestora municipal de Cultura, professora Aparecida “Nê” Adono, antecipa que Castilho deve inscrever nestes projetos músicos, artesãos, culinaristas, representantes do folclore local, desenhistas e outras novidades que já estão sendo contatadas e iniciaram a produção do material necessário à inscrição.
Além disso, a equipe estuda a possibilidade de produzir duas propostas de Shows totalmente diferentes, com apresentações inteiramente on-line, em cenários locais que destaquem justamente a potencialidade turística de Castilho. “É uma proposta ousada, mas que decidimos arriscar. Se uma delas for contemplada, como esperamos, existe a possibilidade de recebermos em Castilho dois artistas paulistas selecionados pelos programas culturais do Estado, abrilhantando ainda mais eventos que inicialmente já contarão com a presença de talentos locais e uma produção totalmente diferenciada” – antecipa Silvania, que não revelou as locações pretendidas ou quaisquer outros detalhes sobre os eventos planejados.
ARTE URBANA
Esta é, de longe, uma das propostas que mais despertou o interesse da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Castilho, recebendo também o apoio incondicional de outros setores importantes da municipalidade, como os já mencionados Turismo e Comunicação.
Neste programa, o Governo Paulista escolhe os 10 melhores projetos em todo o Estado cujas propostas valorizem murais ou composições de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua. Os projetos idealizados pelas Prefeituras e aprovados pelo Estado, recebem uma verba de R$ 25 mil para serem executados a partir de setembro deste ano. A proposta que será defendida por Castilho já está em fase final de elaboração e promete surpreender a população de toda a região se for classificada entre as 10 finalistas do Estado.