“honraria é dedicada à mulheres que se destacam na sociedade”
José Carlos Bossolan
O vereador Fabrício Henrique Mazotti, homenageou a cb PM Renata Rafael da Silva, com o diploma de mulher cidadã 2021. Renata Rafael da Silva é filha de Claudio Rafael da Silva Filho e Neuma Rocha da Silva, e mãe das gêmeas Bianca Caroline e Beatriz Caroline (18 anos).
Atuando como cb da Polícia Militar, ingressou na corporação em novembro de 2006 no 28º BPM/I. Renata da Silva é formada e pós-graduada em Educação Física, se dedicando também como treinadora. “A cabo Renata tem se destacado como profissional da segurança pública e também em ações sociais, especialmente pelo Grupo das Luluzinhas que desde o ano de dois mil e quatorze tem feito arrecadações para doar às famílias carentes e arrecadação de café para o Hospital do Amor em Barretos, sendo merecedora do diploma de mulher cidadã” – destacou o vereador Fabrício Mazotti.
O Grupo das Luluzinhas foi criado em setembro de 2014, e teve seu nome escolhido pela mãe da homenageada, Neuma da Silva (falecida dois meses depois). “Desde então eram umas vinte amigas da época da escola e juntávamos alimentos pra doar para famílias carentes e depois fiquei sabendo através de uma amiga do grupo também mãe de gêmeas, a Rose tomamos ciência que o Hospital do Amor passava por dificuldades na falta do café (por ser o mais caro) através de uma filha dela que fazia tratamento por lá. Desde então passamos a arrecadar café e enviar aos Hospitais de Amor de Barretos e Jales e posteriormente aumentando a ajuda e distribuindo para além de Barretos e Jales os Hospitais de Araçatuba (Santa Casa) e Três Lagoas (Auxiliadora) além de ajudar entidades como Rapac, Recanto, Camir, Camenor, fazendo cafés da manhã em Asilos de Andradina, Murutinga e Castilho, estendendo a arrecadação mas portas de mercados uma vez por mês e arrecadando entre o Grupo das Luluzinhas, denominado meu Exército cor de rosa e criando em janeiro de 2018 o Clube dos Bolinhas meu Exército Azul, estendendo a ajuda e sempre pensando no próximo através de doações de cadeiras de rodas e banho, andadores e muletas, além de enviar mechas de cabelos para realização de perucas a pacientes, arrecadando lacres e tampinhas plásticas para a compra e manutenção de cadeiras de rodas” – explicou Renata Rafael da Silva.
Com a pandemia o grupo participou de Lives solidárias, entregando mais de duzentas cestas básicas para às famílias em situação de vulnerabilidade social e distribuindo máscaras aos mais necessitados. Mensalmente elas fazer sorteios entre o grupo, como motivações para nunca desistir de ajudar ao próximo” – complementa o parlamentar.
O Grupo das Luluzinhas já chegaram a ter a participação de 130 mulheres, mas devido a pandemia algumas voluntárias tiveram dificuldades em se dedicar, porém com menos mulheres, o espírito solidário e com vários colaboradores mensais, com pontos fixos de arrecadações e pix para as ações solidárias.