“Secretaria de Saúde acredita que o número total de vacinados possa chegar a 500 pessoas até as 17h. Ranking de imunização global no município já chegou a quase 7.500 doses aplicadas”
Assessoria de Comunicação
Castilho atingiu, até as 14h50 da tarde do sábado 22/5), um total de 7.449 doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas na população.
De acordo com o “Vacinômetro” do Governo Paulista, deste total, 2.725 pessoas já receberam as duas doses dos imunizantes. Porém, a expectativa é que este número possa chegar próximo a 3000 doses até as 17h de hoje, quando será encerrada a atualização das segundas doses da Coronavac que já deveriam ter sido aplicadas entre os dias 19 e 21 da semana passada, mas foram adiadas por conta do atraso na entrega de lotes por parte do Governo. Na ação de atualização que se desenvolve neste sábado na EMEI Parquinho, pelo menos 260 vacinas haviam sido aplicadas entre as 08h e as 14h50.
O Boletim Epidemiológico Nº 108 divulgado também na tarde do sábado pela Secretaria Municipal de Saúde, volta a confirmar a inclinação para baixo na curva de contaminações registrada durante este mês de maio: até o momento, foram confirmados 1824 casos positivos de coronavírus nos castilhenses desde o início da pandemia no ano passado. Restando 09 dias para o término do mês, o município contabiliza 186 novos casos positivos confirmados, número este que é menos da metade das contaminações confirmadas em abril que fechou o mês com um total de 383 infectados.
Embora os números acima e também os de internação indiquem desaceleração nesta segunda onda de contaminações pelo município, as vítimas fatais da doença continuam preocupando as autoridades: de terça-feira para cá, foram registrados 03 novos óbitos decorrentes de complicações provocadas pelo coronavírus.
A recomendação das autoridades municipais de Saúde é que os cidadãos continuem fazendo seu papel no combate ao vírus, lavando as mãos com frequência, utilizando álcool em gel, nunca sair de casa sem máscara e, sempre que estiverem em ambientes fechados ou abertos, manter o distanciamento mínimo de 1 metro e meio das demais pessoas.