“poder público municipal desembolsou quantia para empresa de Rio Preto”
José Carlos Bossolan
A Prefeitura de Andradina, desembolsou R$ 5 mil para “serviço de assessoria, consultoria, planejamento e execução da comunicação do executivo com serviço fundamentos, serviço de redação e publicitário de material informativo dos órgãos de gestão da municipalidade em contexto multiplataforma” – segundo dados do empenho.
Com capital social de R$ 10 mil, a empresa Teodora Comunicações e Eventos – ME, com sede no município de São José do Rio Preto, é a mesma que aparece como parceira no “flayer” do convite para o workshop do “lançamento” da Península dos grandes lagos, realizado em 26 de fevereiro no shopping de Andradina. Ao lado dos logotipos da Prefeitura de Andradina, Amensp e da MCL, de propriedade do prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, uma das sócias da empresa, Carla Helena Santana Jorge, chegou a ser palestrante do evento.
Questionado se o pagamento estava relacionado a liminar expedida pelo TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), proibindo a Prefeitura em manter o credenciamento para divulgação de conteúdo publicitário, ao custo anual estimado de R$ 5,4 milhões ou se era algum pagamento por serviços prestados a alguma das empresas de familiares do prefeito, o secretário municipal de Governo, Ernesto Antônio da Silva Júnior – Ernestinho informou nossa reportagem que o pagamento não tinha nada a ver com a proibição do órgão de fiscalização, mas seria referente a criação de perfil da Prefeitura de Andradina no Facebook e Instagram, com postagem de conteúdo para posteriormente repassar o controle das redes sociais ao executivo municipal. Ernestinho afirmou que a empresa presta serviços ao termas em construção no município, mas que os pagamentos são feitos pela própria empresa, inexistindo qualquer relação.
Ocorre que desde 21 de fevereiro de 2017 existe a página no Facebook (https://www.facebook.com/governodeandradina), utilizada pela administração anterior e atual como rede social oficial do poder executivo, inclusive com postagem no perfil no dia 29 de dezembro (última do governo Tamiko Inoue) e a primeira sob a gestão de Mário Celso em 07 de janeiro.
A narrativa do secretário de Governo, cai por terra com relação às afirmações sobre às redes sociais, levantando a suspeita que o pagamento efetivado, não teria serviço prestado a Prefeitura de Andradina que justificasse o pagamento à empresa de Rio Preto, ou seja, transparece ser uma “espécie de acerto” pela palestra do workshop, não lançado anteriormente, ou outros serviços publicitários que a Prefeitura teria obrigação de fazer com a agência de publicidade que possui contrato vigente com o poder público municipal.
A outra página criada em nome do executivo municipal na rede social Instagram , começou operar no dia 27 de abril (mesma data do empenho junto a Prefeitura), com 15 postagens até esta terça-feira (11/05), entretanto com os mesmos conteúdos disponibilizados pela assessoria de comunicação do município (https://www.instagram.com/prefeituradeandradina/).
Estranhamente, a Prefeitura de Andradina está pagando para criação de redes sociais, das quais uma está ativa desde a gestão anterior e a outra, facilmente poderia ser criada e “alimentada” com postagens pela própria assessoria do executivo municipal, como inclusive vem sendo feito desde o dia 7 de janeiro deste ano.
A reportagem do O Foco entrou em contato com a Teodora Comunicação por e-mail, questionando os serviços que foram prestados pela empresa que justificasse o pagamento pela municipalidade, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.