“Após triagem realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses, 51 cães e gatos já foram castrados entre março e abril. A expectativa da Prefeitura é que maio termine com 30 novas cirurgias”
Assessoria de Comunicação
Desde que o convênio entre a Prefeitura de Castilho e o CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista) foi firmado em fins de fevereiro deste ano, ele permitiu que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) colocasse em prática o “Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos”, realizando o cadastramento e triagem necessária para que Castilho proporcionasse cirurgias bem sucedidas a 51 animais ao longo deste período.
De acordo com o veterinário do CCZ, dr. Fernando Luiz Jorge, estas operações foram realizadas entre meados de março e os cinco primeiros dias de maio de 2021. A meta é encerrar este quinto mês do ano com um total de 70 animais castrados (mantendo a média mensal de 30 castrações). O andamento dos trabalhos segue o ritmo programado, contemplando famílias em situação de vulnerabilidade econômico-social que procuram o CCZ, interessadas na castração de seus cães e gatos. Quem ainda não realizou o cadastro, deve dirigir-se ao setor de Zoonoses, localizado ao lado da Central de Ambulâncias, de segunda à sexta-feira, somente no período da tarde (das 13h30 às 16h30), levando consigo os documentos pessoais, comprovante de residência atualizado e carteirinha de vacinação do animal.
Para executar o projeto criado pela equipe técnica da Prefeitura, o CIENSP fez parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação Educacional de Andradina – FEA. Uma das vantagens desta parceria, é que os alunos da instituição podem acompanhar as cirurgias sob a supervisão de seus professores, aprendendo na prática parte de seu ofício. Essa versatilidade também permitirá a realização de mutirões de castração, que Castilho mantém entre as três metas principais do seu projeto. No caso destes mutirões, cerca de 30 cirurgias poderão ser realizadas em um único dia.
Outra estratégia criada pela Prefeitura para ampliar o atendimento conforme a demanda, é a compra de materiais necessários para que estas cirurgias também possam ser realizadas no próprio CCZ de Castilho, que já possui sala própria e pessoal capacitado para este tipo de procedimento, necessitando apenas estar devidamente equipada.