José Carlos Bossolan com inf. Secom/Prefeitura
A Secretaria Municipal da Saúde de Andradina, anunciou que irá intensificar às ações de combate a Dengue no município. A previsão é para que na próxima sexta-feira (16/04), seja utilizado o sistema de nebulização no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. As autoridades orientam a população a manter as casas e comércios com as portas e janelas abertas para melhor penetração do inseticida.
Segundo informações, as medidas iniciaram nesta terça-feira (13/04) pela Secretaria Municipal de Saúde, com agentes de combate a endemias do município indo em busca de localizar e destruir o maior número de pontos de proliferação do mosquito transmissor da doença, mas a Prefeitura informa que não se trata de arrastão da Dengue.
Os trabalhos começaram pelo Jardim Europa e seguem pelos bairros adjacentes, como a Próvido Bernadoni, Dehira, Jardim Alvorada e Vila Passarelli. Os Agentes de Combate a Endemias estarão nos bairros realizando visitas para orientar quanto às formas de combater o Aedes Eegypti.
“É uma oportunidade de visitar as residências encontrando o morador em casa. Portanto as pessoas devem ficar receptivas em receber a nossa visita para ser orientado quanto a prevenção do mosquito Aedes aegypti. Então pedimos a colaboração da população para receber bem os Agentes que também vão localizar e destruir focos da doença”, disse a coordenadora da ação primária da saúde do município, Carla Back.
Segundo Carla, 80% dos criadouros do Aedes estão dentro das residências.
Entre os 3 primeiros meses deste ano, foram notificados 595 casos de dengue no município. No início do mês passado, o vereador Guilerme Publiese pediu informações por requerimento se havia planejamento por parte da Prefeitura de Andradina para utilização de “fumacê” em toda a cidade de Andradina.
Não é arrastão
Carla orienta os moradores que esta ação é uma ação de combate à Dengue mas não é igual a uma arrastão onde se retiram entulhos das residências. “Não serão retirados entulhos e sim destruídos os criadouros. “O trabalho dos agentes é fundamental. Não tenham medo. Eles precisam vistoriar os quintais e áreas externas da casa. Eles estarão usando máscara. Por favor ao recebê-los também usem máscara cobrindo o nariz e a boca para segurança e proteção de todos”, explica.
Na sexta-feira a ação será a NAV- Nebulização Ambiental Veicular pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias).