“gerente de vendas da Alta Genetics concede entrevista falando da expectativa da parceria com a CONAFER”
Wilson Ribeiro/Secom-CONAFER
O gerente de vendas da ALTA GENETICS , Márcio Delfino, concedeu entrevista ao editor de jornalismo Wilson Ribeiro da Secom (Secretaria de Comunicação) da CONAFER em Brasília, quando falou da expectativa e da preparação da multinacional de melhoramento genético para iniciar o programa +Pecuária Brasil.
A CONAFER, em parceria com empresa líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, desenvolveu o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agropecuaristas familiares brasileiros. O +Pecuária Brasil é um divisor de águas no campo, e vai contribuir para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas do segmento da agricultura familiar. Em parceria com as Secretarias de Agricultura e Agropecuária dos estados, a CONAFER fará a doação de centenas de milhares de doses de sêmens durante os próximos 4 anos em pequenas propriedades em todas as regiões do território nacional.
SECOM – Qual a importância do programa +Pecuária Brasil para a Alta Genetics?
Márcio Delfino – “Esta parceria entre a Alta Genetics e a Conafer para o programa +Pecuária Brasil é espetacular, e visa trazer um benefício enorme para o produtor familiar através do uso da tecnologia da genética para melhorar a qualidade dos rebanhos dos agropecuaristas familiares.A assistência técnica disponibilizada pela Alta Genetics na efetivação do + Pecuária vai gerar um aumento da rentabilidade do pequeno agropecuarista, tanto pela maior qualidade do produto final, como também pelo desenvolvimento dos produtos resultantes do processo de inseminação. O +Pecuária vai aumentar o lucro do produtor do campo, tanto nos animais de corte, como nos animais de leite, aumentando a produtividade dos plantéis nas propriedades” – destacou.
SECOM – Roraima e Maranhão já assinaram o Acordo de Cooperação Técnica. Em breve, novos estados devem assinar. Quais os próximos passos para a implantação do +Pecuária?
Márcio Delfino – “Os estados através das Secretarias de Agricultura estão fazendo a seleção dos municípios e dos agropecuaristas familiares em condições de receber o programa, desde a parte sanitária, as condições do gado, do estabelecimento e também a questão logística para entrega dos sêmens por parte da ALTA. Os técnicos de campo que vão aplicar o programa nas propriedades serão preparados pela equipe de treinadores da ALTA GENETICS para obter o máximo de performance na inseminação”.
SECOM – Como a ALTA GENETICS trabalha com a agropecuária familiar em comparação com a pecuária extensiva?
Márcio Delfino – “A ALTAGENETICS como líder de mercado também privilegia os pequenos produtores, afinal hoje temos 80% das propriedades produtoras de carne e leite no Brasil sendo comandadas por agricultores familiares. A intenção é aumentar a rentabilidade e os lucros destas famílias para que haja uma continuidade no processo, investimentos em infraestrutura e processos, além de evitar o êxodo do campo para as cidades daqueles agricultores que antes estavam sem perspectiva de melhora”
SECOM – Como o +Pecuária vai fazer a diferença nas regiões onde o projeto será implantado?
Márcio Delfino – “O ideal seria atender todas as propriedades. Mas naquelas onde será efetivado o programa, entendemos que a motivação de todos os envolvidos, estados, produtores, ALTA e CONAFER, abrirá caminho para que o melhoramento genético venha para ficar nestas propriedades, ampliando e influenciando toda a região para utilizar a inseminação de forma permanente. A ALTA GENETICS é um player mundial, reconhecida no mundo inteiro pela qualidade dos seus produtos. Hoje a ALTA tem 300 touros das melhores raças alocados em Uberaba, Minas Gerais, todos premiados e muito bem cuidados por nossas equipes. Entre os muitos departamentos e áreas de pesquisa, nós temos um laboratório para a recepção de todas as doses de sêmens coletadas, que depois passam por análise e um processo industrial para congelamento e pós-congelamento para aferir e manter a qualidade do sêmen que foi armazenado. Somente os sêmens de extrema fertilidade seguem no processo, que são exatamente os sêmens que vão atender o produtor rural. A exigência dos laboratórios e dos profissionais da ALTA GENETICS é muito elevada com o objetivo dos agropecuaristas familiares receberem o melhor material possível para o melhoramento genético dos seus rebanhos” – finalizou o gerente da ALTA GENETICS.