Mário Celso Lopes anunciou construção de um Hospital Municipal e outras quatro UBSs

Secom

O anúncio foi feito durante uma “Live” de prestação de conta dos primeiros 100 dias da administração, com a presença de secretários municipais e jornalistas. Mário Ceso anunciou no sábado (10/03), a construção do Hospital Municipal de Andradina e outras 4 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Mário Celso ainda afirmou que todo o processo de construção do Hospital acontecerá em no máximo 100 dias de obras, quebrando outro tabú das administrações públicas que é a demora no tempo de implantação. A exemplo, existem obras no município que atravessaram três gestões até serem concluídas no governo de Mário Celso, com o caso da Cozinha Piloto já concluída e da Piscina Olímpica, em fase de conclusão.

“É possível imprimir o conceito de eficiência das empresas provadas dentro do setor público sim. Disseram que um homem do setor privado com o eu não se acostumaria com a gestão pública, mas pelo contrário, estou curtindo bastante esta experiencia”, disse Mário Celso aos internautas. Além de completar o sistema de saúde na cidade, Mário Celso acredita que a implantação do Hospital será o ponto de partida para a implantação de um curso de medicina para Andradina uma área também tem sido bem estudada pela administração pública.      

O Projeto
Todo o projeto será realizado com recursos do próprio orçamento da Saúde. Enquanto outros municípios do país tem na saúde um dos maiores desafios financeiros, a saúde andradinense goza de uma sanidade financeira capaz de projetar projetos como o do HMA (Hospital Municipal Andradinense), sem que haja dependência de emendas.  

“Hoje a Saúde financeira da secretaria permite até que se compre antecipando 50% do pagamento aos fornecedores. “, afirmou Norival Nunes da Silva, Secretário Municipal de Fazenda, Planejamento, 
Gestão Fiscal, Controladoria e Transparência.

O HMA será construído anexo a UPA 24 Horas que deverá ser mantido como a porta de entrada do hospital municipal, projetado inicialmente para 30 leitos de enfermaria e 10 leitos na UTI. Seguindo o conceito de sustentabilidade defendido pelo prefeito, a construção será auto suficiente em energia elétrica de matriz fotovoltaica.  

Segundo o secretário Municipal de Saúde, dr João Leme, todo o planejamento na saúde é para preparar uma nova Andradina para o futuro, com 120 a 150 mil habitantes nos próximos 17 anos. “A construção das novas quatro Unidades Básicas de Saúde levam em conta esses pontos estratégicos onde Andradina tende a crescer em densidade populacional levando o atendimento básico a todos os cantos da cidade”, explicou João Leme. 

Desafios Vencidos
Desde o primeiro dia do novo Governo na Saúde, foi iniciado um processo de reorganização do organograma interno permitindo economia e o saneamento das contas do setor. “Estamos preparando a cidade para uma população três vezes maior e com o desafio de manter uma excelência de atendimento humanitário graças a troca de experiências com o Hospital de Amor de Barretos”, explicou João Leme.

Com o setor organizado foi possível a implantação em tempo recorde de 22 leitos no CAC (Central de Atendimento ao Covid) e uma usina oxigênio. Isso associado a vacinação de 20% da população, média duas vezes maior que a média nacional, tem preparado Andradina para passar por esta pandemia com um suporte muito mais eficiente.

“O Estado nos disse que mandaria ajuda para o município. Mas não esperamos e fizemos a nossa parte em transformar o CAC e fazer tudo com os nossos próprios esforços e conseguimos fazer o melhor por nossa gente. Após o término chegou a ajuda, 25 tanques de oxigênio vazios. Já pensou se tivéssemos esperado”, disse Mário Celso.