“Média foi apurada no intervalo de apenas uma semana. Preocupado, Paulo Boaventura anunciou a compra de 03 novos respiradores e declarou Situação de Emergência no município”
Assessoria de Comunicação
Mesmo com as novas medidas preventivas do Decreto Municipal Nº 6.444, que passaram a vigorar no último dia 15 de março, os casos positivos de coronavírus continuam aumentando assustadoramente em Castilho. Somente no intervalo compreendido entre o dia 16 de março e a manhã de hoje (23), a Secretaria de Saúde confirmou 46 novos casos positivos de infecção.
Pela média, o número corresponde a 6,6 pessoas contaminadas diariamente no município.
É igualmente preocupante o quadro de internações hospitalares tanto na Ala Covid-19 do Hospital “José Fortuna” (que agora chegou a 07), quanto em UTIs de outras cidades: 02 em Andradina, 01 em Mirandópolis e 01 em Franca. Na somatória geral, o número de internações que sete dias atrás chegava a 08, agora é de 11 pessoas.
A preocupação das autoridades de Saúde do Município é quanto à falta de leitos e respiradores em quantidade suficiente para atender esta demanda crescente. Além disso, a oferta de leitos de UTI em toda a região de Araçatuba está operando no limite máximo de sua capacidade, o que pode resultar na morte de pacientes com graves problemas respiratórios que não consigam vaga em caso de complicações no quadro de saúde que possa exigir a transferência urgente para uma UTI dentro do sistema de saúde pública.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Diante do quadro atual, o prefeito Paulo Boaventura publicou na página 04 do Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira, dia 22, o Decreto nº 6.448 – que declara Situação de Emergência para o enfrentamento da COVID-19 em Castilho.
A preocupação é justamente com a falta de leitos tanto para internação comum no próprio município, quanto nas UTIs de toda a região. Para conter a disseminação da doença, ele determinou que as ações de fiscalização realizadas tanto pela Ronda Sanitária quanto pelos Policiais Militares em Atividade Delegada, sejam intensificadas em todo o município, principalmente para que se cumpra o “toque de recolher” que está em vigor durante todos os dias da semana, das 20h às 05h da manhã.
Preocupado com a falta de respiradores na Ala Covid do Hospital “José Fortuna”, Paulo Boaventura também autorizou nesta segunda-feira, 22, a compra de 03 (três) equipamentos de respiração pulmonar hospitalar, no valor total de R$ 132.588,00. A aquisição realizada através de licitação, foi publicada na página 02 da edição do Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira, 23.
ATENDIMENTO AMPLIADO
Também nesta segunda-feira, 22, a Assessoria de Imprensa do Hospital “José Fortuna” divulgou o novo horário de atendimento aos pacientes com suspeita de contaminação pela Covid-19. Desde ontem, a instituição passou a atender os casos suspeitos das 07 às 22h.
Os horários de coleta de exames laboratoriais serão realizados diariamente, das 07 às 08h da manhã e a coleta de Swab (cotonete) para diagnosticar a contaminação pelo vírus, está sendo realizada das 08h às 10h. O Hospital também montou uma tenta na área externa e bastante arejada, próxima à entrada da Ala Covid-19, para que os pacientes possam aguardar o atendimento sem filas e com o devido espaçamento.