“equipe do Hospital de Amor estará em Castilho das 8h às 18h”
Marco Apolinário/JPN
A equipe do Hospital de Amor (Barretos) estará em Castilho amanhã (26), das 8h às 18h, para cadastrar doadores voluntários de medula óssea. A ação acontecerá no Centro Integrado de Saúde (CIS), coroando de êxito uma campanha em larga escala promovida pela Prefeitura e a ONG Matheus Vive, em parceria com o Hospital de Amor, visando sensibilizar o máximo de pessoas possível para se candidatar à doação.

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para doenças que afetam as células do sangue, como leucemias e linfomas. No entanto, encontrar um doador compatível é um desafio, pois a chance de compatibilidade é de cerca de 1 em cada 100 mil habitantes.
COMO PARTICIPAR
Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Para assegurar o sucesso da campanha, equipes de Saúde e voluntários da Ong Matheus Vive promoveram encontros e palestras de sensibilização.
Simultaneamente, foi realizado um pré-cadastro dos interessados. Nesta quinta-feira, véspera da ação, a primeira-dama Edileuza Boaventura disparou convites à ação em todas as redes sociais, incentivando aqueles que ainda não conheciam a proposta a se voluntariarem como doadores. E você? Já se preparou para ser o herói ou heroína da vez, ajudando a salvar vidas?